GT Carreira debate insatisfações com a falta de flexibilização da jornada de trabalho e as consequências do teletrabalho na UFSM

O GT Carreira da Assufsm aconteceu na tarde do dia 29 de junho, na Sala de Reuniões do Sindicato e contou com ampla participação da base de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM (TAEs-UFSM). Em pauta, estavam a flexibilização da jornada de trabalho, o teletrabalho e a escolha de nomes para representar a Assufsm em reunião Nacional da FASUBRA com o GT Nacional e Comissão de Supervisão de Carreira, com debate focado para o teletrabalho, que acontecerá de maneira virtual no dia 6 de julho.

O destaque do GT Carreira ficou para a representatividade de mulheres, que estiveram presentes para ocupar seus locais de fala e lutar pelas melhorias em suas jornadas de trabalho.

“Tivemos muitas companheiras presentes, isso foi muito importante para nós”, destaca o Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino.

A Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis, em entrevista para o Setor de Comunicação do Sindicato, também complementa:

“Isso nos mostra que estamos realizando uma formação para além da gestão, envolvendo nossa base e contando com novos e novas filiadas para nossa luta”, evidencia Loiva.

A nova filiada do Sindicato, a TAE Carmine Aparecida Lenz Hister também concedeu entrevista para o Setor de Comunicação da Assufsm e conta sobre a importância de manter a flexibilização da jornada de trabalho.

“Eu trabalho no departamento de biologia e atendemos aos alunos da graduação. Em muitos dias, as aulas iniciam às 7h30min e terminam às 19h, para nós é muito importante manter a flexibilização para que possamos atender todo esse tempo de aulas, sem contar as questões de pesquisa, que se estendem por horas e até mesmo aos finais de semana. Além de aumentar o tempo de atendimento para o nosso público, a flexibilização também aumenta a qualidade de vida do servidor”, finaliza ela.

A respeito do teletrabalho, Camine afirma que em seu setor, como o atendimento é majoritariamente com acadêmicos(as), se torna inviável ser colocado em prática.

Loiva e Eloiz mediaram o debate ao longo da tarde. Loiva repassou informes sobre a reunião com a gestão da UFSM sobre Flexibilização da Jornada de Trabalho (confira o texto completo clicando aqui). Ela também afirma que representações do Hospital Veterinário, Biblioteca Central, alguns Laboratórios e Restaurante Universitário irão realizar subgrupos para que se possa levar subsídios e argumentos concretos à novas reuniões com a administração da UFSM e a Comissão Permanente da Flexibilização e se debate a construção de uma Instrução Normativa que possa resolver todas as pendências.

Eloiz também repassou informes sobre o primeiro dia de debates da Comissão Temporária de Teletrabalho da UFSM. O Coordenador também afirma que todas as dúvidas levantadas e debates travados pela categoria no GT Carreira da Assufsm serão encaminhados para a Comissão como forma de elencar as principais demandas da base.

Por fim, foram encaminhados os nomes da Coordenadora Geral Loiva Chansis, do Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino, do TAE Adão Antônio Pillar Damasceno e a Coordenadora de Formação Política e Sindical Débora Marshall como titulares para a participação na reunião do GT Nacional da FASUBRA sobre teletrabalho, de forma online, no dia 6 de julho. Além disso, o Coordenador de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Fioravante do Amaral e o Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho Milton Maus estão como suplentes. Em breve, informativos e cartilhas sobre o teletrabalho serão lançadas para informar a categoria.

Veja como foi o GT Carreira em fotos.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *