GT SAÚDE lança levantamento de dados sobre as Condições de Trabalho Presencial, de modo contínuo ou esporádico na UFSM

O Grupo de Trabalho Saúde (GT Saúde) da Assufsm esteve reunido virtualmente nas últimas semanas para debater sobre as Condições de Trabalho dos e das Técnico Administrativas em Educação da UFSM durante a pandemia. Dentre as pautas chamadas pelo GT, uma deliberação será lançada a partir de hoje em todos os meios de comunicação da Assufsm. Os e as TAEs que participaram das reuniões virtuais do GT, construíram, junto da Coordenação da Assufsm, um levantamento de dados virtual sobre a exposição ao Coronavírus de Técnicos Administrativos e Administrativas em Educação (TAEs) que estão realizando trabalho presencial na UFSM, de modo contínuo ou esporádico.

A colaboração no questionário digital é voluntária e totalmente sigilosa (acesso o formulário aqui). Dentre os objetivos da enquete o GT Saúde da Assufsm se preocupa com o bem estar dos e das TAEs da UFSM e lança nota explicativa sobre todo o processo de levantamento de dados. Veja:

Esclarecimentos sobre o Levantamento de Dados sobre o Trabalho Presencial na UFSM

Aos TAEs em trabalho presencial ou trabalho esporádico na UFSM.
A Associação dos Servidores e Servidoras da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM), através do Grupo de Trabalho Saúde (GT Saúde), está realizando um levantamento, através de questionário digital, sobre a exposição ao Coronavírus de Técnicos Administrativos e Administrativas em Educação (TAEs) que estão realizando trabalho presencial na UFSM, de modo contínuo ou esporádico.
Para isso, a ASSUFSM solicita sua colaboração, respondendo ao levantamento “Trabalho Presencial na UFSM”.
Os objetivos da enquete são:
1) Mapear as condições de biossegurança no setor de trabalho;
2) Levantar os critérios utilizados pelas chefias nas convocações de trabalho presencial;
3) Subsidiar a ASSUFSM para a reivindicação e encaminhamentos à reitoria e à direção do HUSM;
4) Buscar melhorias e soluções de problemas no ambiente de trabalho;
5) Acompanhar as condições de trabalho e prevenção de contaminação;
6) Acionar as instâncias competentes no cumprimento dos protocolos sanitários para o retorno ao trabalho;
7) Encaminhar judicialmente, se for o caso, a falta de medidas de prevenção à COVID-19;
8) Fiscalizar e denunciar a ocorrência de assédio moral;
9) Responsabilizar as chefias nos casos de contaminação pelo Coronavírus;
10) Iniciar uma forma de vigilância da exposição aos riscos da pandemia nos ambientes de trabalho da UFSM, relacionado ao SARS-CoV-2.
A participação dos e das TAEs é voluntária e vai ser realizada através do preenchimento do questionário/formulário digital disponível no link da página da ASSUFSM.
A confidencialidade e a privacidade dos e das participantes são garantidas, uma vez que o questionário é anônimo, e todas as informações prestadas são sigilosas.
O tempo médio para responder às questões é de sete minutos. O prazo para responder o questionário vai até o dia 22/07/2021.
A elaboração do questionário, assim como a garantia de confidencialidade das respostas e a preservação dos dados são de responsabilidade do GT Saúde da ASSUFSM.
As Coordenações Sindicais de FORMAÇÃO POLÍTICA e de RELAÇÕES DE TRABALHO/ASSUNTOS JURÍDICOS são responsáveis pela condução da enquete, tabulação e análise dos dados, com apoio da Coordenação de COMUNICAÇÃO.
Qualquer informação ou dúvidas sobre o questionário, envio e divulgação dos dados deve ser solicitada ao GT Saúde da ASSUFSM, através do e-mail gtsaudeassufsm2021@gmail.com
O questionário é o primeiro passo para averiguar as condições de trabalho presencial na UFSM. Nesse sentido o GT Saúde da ASSUFSM estará se reunindo e discutindo também futuras pesquisas e a participação do sindicato na Rede de Informação e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

TAEs, participem das decisões do seu sindicato e responda ao Levantamento de Dados sobre as Condições de Trabalho da sua categoria durante a pandemia do Coronavírus!

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