No dia 23 de fevereiro, às 9 horas da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no prédio 48C (CQVs), dois importantes Grupos de Trabalho (GT) da Assufsm GT Mulher Trabalhadora e GT Carreira se reuniram para debater assuntos de interesses da categoria.
A pauta principal do encontro do GT Carreira foi a minuta elaborada pela Comissão Nacional do Plano do Sistema de Planejamento e Gestão de Desempenho – SPGD, que vai ser fruto de deliberação em Plenária. Para o Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm, Eloiz Cristino, esse debate proporciona uma decisão coletiva que a ASSUFSM e a categoria dos Técnico Administrativo em Educação devem tomar sobre a questão do SPGD, visto que leva em consideração os princípios da carreira, a questão da autonomia universitária, das sucessões e da avaliação de desempenho. A minuta serve de subsídios para a Assembleia Temática que vai debater o PGD na UFSM, na próxima terça-feira (28) no Auditório do CCSH (Prédio 74 C), às 9 horas da manhã.
Já o GT Mulher Trabalhadora pautou sobre a escolha de representantes para o Encontro de Mulheres da FASUBRA. Outra discussão importante abordada pelo grupo, foi a Política de Igualdade de Gênero, já instituída na UFSM.
De acordo com a Técnica em Segurança do Trabalho, Natália San Martin, mesmo já instituída, a Política de Igualdade de Gênero não está sendo divulgada o quanto deveria na Instituição.
“São vários direitos para mães e pais, que foi um tema que os colegas que estavam presente trouxeram, que não estão sendo aderidos pela gestão por falta de conhecimento dos colegas e por falta de debate sobre a Política de Igualdade de Gênero”, afirma a TAE.
Para finalizar, a TAE relata que um dos encaminhamentos é levar para a gestão da UFSM, a proposta da iniciativa de realizar no mês de março que se comemora a luta dos direitos por igualdade das mulheres, atividades para discutir a Política de Igualdade de Gênero.