Live Sindical debate sobre aumento de casos de COVID-19 em Santa Maria

A Live Sindical da Assufsm está reduzida nos meses de janeiro e fevereiro e, no dia 12 de janeiro, contou com a presença da docente e Farmacêutica-Bioquímica representante do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E UFSM) Priscila de Arruda Trindade, da Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis, e do Professor e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP) Daniel Arruda Coronel. A transmissão tratou sobre o tema “Conscientização e cuidados com Covid-19 na UFSM e Informes Gerais” e chegou ao pico de audiência simultânea de cerca de 100 pessoas.

A conversa teve início com uma fala do Pró-Reitor Daniel, o qual se colocou à disposição para sempre compactuar com ações em prol da universidade, como diálogos com todos os setores e pessoas da comunidade acadêmica. Na sequência, o professor expõe a questão da saúde dos servidores e das servidoras públicas, frente ao aumento de casos do COVID-19, e explica as ações que estão sendo tomadas pela PROGEP nesse momento. Dentre elas, está o incentivo à campanha de vacinação, aliada a verificação de condições de higiene no espaço de trabalho, e por fim, a construção de uma portaria para o retorno ao trabalho remoto, cumprindo o regime de 4 horas online e 4 horas presenciais.

A Coordenadora Loiva ressalta sobre o processo levantado pela Asssufsm, proposto em reuniões com a nova gestão, solicitando esse retorno, visto que essa medida seria de responsabilidade geral com a saúde pública dentro da universidade. A professora Priscila segue sua explanação, e disserta sobre o número de casos na comunidade acadêmica e os cuidados a serem tomados. A docente orienta que quem tem teste positivo para o vírus, deve ficar em isolamento e, quem teve contato com alguém positivo, precisa realizar o teste.

Quanto ao tempo de isolamento, Priscila coloca que os 5 dias orientados por uma normativa americana não são devidamente seguros, sendo mais correto permanecer 10 dias sem contato social, conforme a Organização Mundial da Saúde. Além disso, a docente comenta a respeito de um fluxograma realizado pela COE-E UFSM, que contém os passos a serem seguidos em cada caso para evitar a transmissão do Covid-19.

Ela também explica que desde o dia 24 de dezembro de 2021, os casos vêm aumentando exponencialmente. Segundo ela, no sábado (08/01) haviam 419 casos positivos para a Ômicron na UFSM, de acordo com o sequenciamento de amostras, isso revela a alta disseminação da nova variante.

Os cuidados preventivos em relação a pandemia foram muito abordados, como o uso correto das máscaras (bem vedadas e junto ao rosto) e a higiene das mãos, mas em especial a importância da vacinação, tanto para o COVID-19, quanto para a Influenza, já que as vacinas reduzem a gravidade das infecções. Quanto ao passaporte vacinal, ainda não há deliberação da PROGEP para a obrigatoriedade da apresentação do comprovante da vacina.

“Mas os e as colegas de cada setor podem questionar, com muito respeito e diálogo, se todos e todas estão seguindo à risca os prazos de vacinação”, afirma o Pró-Reitor Daniel.

Outra questão trazida durante a live foi a dos e das intérpretes de libras, que precisam trabalhar sem o uso de máscara e compartilhando aparelhos de computador, demanda que necessita solução efetiva e que já está sendo trabalhada pela Coordenação da Assufsm. A precariedade do transporte coletivo também foi colocada pela Coordenadora Loiva, junto a situação dos e das Dentistas da Perícia Médica, trazida pelo Pró-Reitor Daniel, que afirma manter diálogo com outras universidades para encontrar pontos de convergência e sugestões para a UFSM.

No momento final da live, Loiva comentou sobre os diálogos e reuniões constantes realizados com a nova gestão e o acompanhamento permanente da Assufsm referente às demandas dos e das TAEs, além de dar informes sobre atividades e debates em que o sindicato está ativamente participante.

Postagens recentes

Geral

26 de julho: Dia dos Avós

O Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, uma

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *