O Comando Local de Greve manifesta os seguintes pontos a respeito da nota do Gabinete do Reitor emitida na última quarta-feira (15):
- A dita normalização das atividades na UFSM não interrompe a greve que já soma 68 dias. Durante a crise climática no RS, os as grevistas sempre estiveram ativos nas ações de solidariedade.
- O CLG se solidariza com os/as estudantes que não foram consultados quanto ao retorno às atividades e que pautam a reorganização do calendário acadêmico.
- Além das dificuldades logísticas e dos impactos emocionais que impedem o retorno de parte da comunidade acadêmica, ainda há relatos de problemas estruturais decorrentes das chuvas que não foram solucionados, como a queda do teto no Centro de Educação, do alagamento dos compressores da Odontologia e falta recorrente de acesso à Internet na Casa do Estudante.
- A falta de diálogo da reitoria com a comunidade acadêmica e com os movimentos grevistas para a tomada de decisão prejudica a ação conjunta necessária para o retorno das atividades na UFSM.