Nova coordenação da Assufsm é apresentada nesta terça-feira, 15

Na manhã desta terça-feira, 15, aconteceu a posse da nova coordenação da Assufsm, gestão 2018-2020, na Sala Multiuso do Prédio 67, Campus Sede da UFSM.

A secretária do sindicato Maria Beatris Rodrigues iniciou a cerimônia saudando todas e todos presentes, e enfatizando que a Assufsm hoje conta com 2.783 associados (as) em sua base e 58 pensionistas, categorizando como uma das maiores entidades sindicais da região central do Rio Grande do Sul. “Este sindicato tem uma história feita de lutas, de embates, de greves, de conflitos, conquistas e porque não dizer, de derrotas… condições inerentes ao universo sindical”, destacou Beatris.

Ao encerrar o discurso de abertura, a secretária convidou integrantes da última gestão, Eloiz Cristino (representando a Frente Cutista); Roberto Fidler (representando o grupo político Vamos à Luta); Tânia Maria Flores (representando o grupo Sempre na Luta/Ressignificar); Reni Fernandes (representando a Comissão Eleitoral 2018) e o vice-reitor Luciano Schuch (representando a UFSM) para uma fala breve.

Em seu discurso, o vice-reitor Luciano Schuch lembrou de todos os ataques às instituições públicas de ensino do atual Governo e reforçou que só será possível a mudança se todas e todos caminharem juntos. Enfatizou ainda as vitórias conquistadas, como a caminhada contra a Reforma da Previdência, “A luta dos trabalhadores e trabalhadoras mostra que ser insistente vale a pena”, finalizou.

Logo após a fala do vice-reitor, Luciano Schuch, a presidente da Comissão Eleitoral 2018, TAE aposentada Reni Fernandes iniciou a posse de cada uma e cada um dos dirigentes, seguindo a ordem das coordenações: gerais; secretaria; financeiro e patrimonial; formação política e sindical; comunicação sindical; esporte; jurídico e relações de trabalho e assuntos de aposentadoria. Durante a posse, o ex-coordenador de Comunicação Sindical, Eloiz Cristino, pediu licença para quebrar o protocolo e saudar coletivamente o técnico-administrativo em educação e coordenador geral, Celso Fialho, que por motivos de saúde não pode estar presente na cerimônia.

Encerrando a posse, os coordenadores gerais foram convidados para uma fala breve a todas e todos presentes. O TAE Rogério Joaquim destacou que na UFSM a Assufsm é legalmente o sindicato que representa a categoria dos técnico-administrativo e administrativas em educação, de todos os níveis e lamentou a participação de apenas duas chapas nessas eleições. Para ele, a pluralidade é fundamental para garantir mais engajamento na luta pela educação.

A coordenadora de Formação Política e Sindical, Natália San Martin, representando o coordenador geral Celso Fialho, reforçou que essa nova gestão irá construir um plano de lutas em conjunto com a base, ressignificando a história da Assufsm e sendo ainda mais resistente e combativa. Em sua fala, Natália também ressaltou a importância de se unir em luta com os outros segmentos da UFSM (docentes e estudantes), pois apenas assim será possível manter a universidade como pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

O coordenador geral Alcir Martins, inicialmente cumprimentou a comissão eleitoral por estar ativa, mesmo sendo composta por aposentados e aposentadas do sindicato. Em consonância com o coordenador geral Rogério Joaquim, destacou que a Assufsm hoje tem quase 3 mil associados e associadas e infelizmente a participação nas eleições foi de apenas 702 votantes. Considerando essa baixa participação, o coordenador reforçou que uma das bandeiras de luta dessa nova gestão será a criação de um método para reintegrar a base e fazer com que o sindicato seja novamente um instrumento de trabalho e luta para melhorar a educação.

Após a cerimônia de posse, todos e todas foram convidados para a confraternização que aconteceu no Hall do prédio 67, no Campus Sede da UFSM.

Nominata da nova gestão

Confira abaixo a nominata da nova coordenação da Assufsm, gestão 2018-2020.

Coordenação Geral: Alcir Martins, Celso Fialho e Rogério Joaquim

Coordenação Financeiro e Patrimonial: Eleutério Jost e Maria Loura Silveira

Coordenação de Comunicação Sindical: Maurício Severo e Roberto Bordin

Coordenação Formação Política e Sindical: Natália San Martin e Solange Pahim

Coordenação Assuntos de Aposentadoria: Aniceto Cabral e Regina Iung

Coordenação Jurídico e Relações de Trabalho: César Machado e Jieli Medianeira dos Santos

Coordenação de Secretaria: Daiani da Luz e Natália Weiss

Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer: Carlos Militz e Fioravante do Amaral

Suplentes: Adão Damasceno; Aide do Amarante; Milton Maus.

Postagens recentes

Geral

CNG em ação: 1 mês de GREVE!

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, aconteceu mais uma reunião do Comando Nacional de Greve (CNG). Foi lembrado que a greve da FASUBRA completou

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *