Na manhã do dai 19 de novembro, a Assufsm realizou uma programação especial em alusão ao Novembro Negro. Às 9h, o quórum presente pode ouvir os dirigentes do Templo da Luz Divina Rafael Correa e Viviane Pessoa e do Centro de Umbanda Filhos do Vento e do Mar Mario Ricardo Bueno e Rafael Barcellos debaterem sobre as religiões de Matriz Africana. Os e a dirigente também falaram sobre a intolerância religiosa, o preconceito, o racismo, machismo e sexismo nas religiões.
Foram cerca de 2h de debates onde o público também pode colaborar nas discussões e realizar perguntas sobre as doutrinas das vertentes de umbanda e candomblé. Um resgate histórico sobre como a umbanda iníciou, no Brasil, também foi realizado. Uma reflexão feita durante a fala dos dirigentes do Centro de Umbanda Filhos do Vento e do Mar foi em relação ao que é certo e errado dentro da cultura e da religião de cada um(a)?!
Além disso, um dos debates da manhã se relacionou ao racismo dentro do meio acadêmico. A professora Vice-Reitora Martha Adaime também se fez presente no debate e propôs ao sindicato a criação de um GT, para construir políticas e soluções à casos de racismo que acontecem na Universidade.
O debate foi transmitido ao vivo e você pode conferir na integra clicando aqui.
Após o debate da religiosidade, também esteve no Hall da Reitoria, o Mestre MIlitar, mestre de capoeira e presidente da Associação de Capoeira de Rua Berimbau. Em sua fala, Mestre diz que veio diretamente da segunda roda de caboeira que ocorreu durante 24h (veja aqui). Mestre Militar agradeceu o convite e, com sua associação, se apresentaram por quase uma hora, mostrando a cultura da dança afrobrasileira.
A apresentação também foi transmitida ao vivo e pode ser conferida clicando aqui.
Para fechar a manhã de atividades, a Coordenação da Assufsm esteve no DTG Noel Guarany para a tradicional feijoada, que complementa a programação do novembro negro na Assufsm. A Feijoada foi realizada pelo Reino de Oxum Pandá. Toda a Coordenação da Assufsm estive presente nos três eventos da manhã.
Todos os convidados e convidadas da programação da Assufsm também receberam a camiseta do GT Políticas Sociais e Antirracistas, entregue pelos coordenadores e coordenadoras do sindicato. As fotos completas serão lançadas em breve, nas nossas mídias.