As doenças ocupacionais são condições de saúde que resultam diretamente da exposição a fatores de risco presentes no ambiente de trabalho. Essas doenças podem afetar trabalhadores(as) em uma ampla variedade de setores e ocupações. Alguns exemplos comuns de doenças ocupacionais incluem:
- Lesões por esforço repetitivo (LER): Condições, causadas por movimentos repetitivos e esforços excessivos, são frequentemente associadas a trabalhos que envolvem digitação, uso de ferramentas manuais ou montagem repetitiva.
- Ruído excessivo: A exposição prolongada a níveis elevados de ruído no trabalho pode levar a danos auditivos permanentes, como a perda de audição induzida por ruído.
- Estresse ocupacional: Ambientes de trabalho estressantes podem causar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, que estão relacionados às demandas e pressões do trabalho
A prevenção das doenças ocupacionais é fundamental e envolve algumas medidas:
- Controle de exposição;
- Treinamento em segurança no trabalho;
- Avaliações médicas regulares dos trabalhadores(as).
As leis de saúde e segurança no trabalho também desempenham um papel importante na proteção dos trabalhadores e trabalhadoras contra riscos ocupacionais, então, sempre fique atento(a) a essas leis.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe!
TAE, fique atento (a) à sua saúde no ambiente laboral!