➡ Conforme deliberação da Assembleia Geral, no dia 30 de abril de 2025, a categoria encaminhou que em cada reunião com o Ministério da Gestão e Inovação que debatesse sobre o acordo de greve de 2024, haveria paralisação, seguindo orientação da FASUBRA. A convocação da reunião se deu para o dia 27 de janeiro, por tanto, a Assufsm chama paralisação para terça-feira (27). Inicialmente, o governo chamou a reunião para o dia 26, mas após, mudou a data (conforme você pode conferir clicando aqui).
✍🏾 A Assufsm orienta aos/às Técnico Administrativas em Educação da UFSM que aderirem à paralisação do dia 27 de janeiro, que preencham o Plano de Recuperação de Atividades. O acordo consiste em realizar um Plano de Recuperação de Trabalho, ou seja, o/a TAE que vai paralisar suas atividades neste dia, deverá conversar com sua chefia imediata para recuperar as tarefas que não foram realizadas no dia de paralisação. O documento não se trata, portanto, de reposição de horas, e sim das atividades represadas no dia em questão.
🔗 Confira o Plano de Recuperação de Atividades aqui: https://docs.google.com/document/d/1RLV4WVfsHT37JdtX_midocoRGvZs9UFQtJfRLZXg3N4/edit?tab=t.0
🔗 O ofício foi entregue à gestão da UFSM no dia 21 de janeiro e pode ser conferido aqui: https://drive.google.com/file/d/1EBjJodPebDzx9E0FwJIxCP_Bnm7luovx/view?usp=sharing
Além disso, a UFSM informa que, por meio de portaria normativa, o dia 27 de janeiro foi instituido como Dia de Memória às Vítimas do Incêndio da Boate Kiss. A data passa a integrar o calendário institucional como um momento de reflexão, solidariedade e preservação da memória coletiva. Por tanto, será feriado na UFSM.
A nota, divulgada pela assessoria da Universidade, diz que, em 27 de janeiro de 2026, ficam suspensas as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade. A medida não se aplica aos serviços essenciais, cuja continuidade é indispensável ao funcionamento institucional, à segurança, à saúde e à preservação do patrimônio.
A portaria também prevê que as unidades acadêmicas e administrativas poderão promover atividades memoriais, educativas, reflexivas ou culturais, respeitada a autonomia de cada setor.
TAE, paralise e participe das ações de mobilização promovidas pela Assufsm!


