A Assufsm deseja a todos e todas, nesse ano, uma feliz páscoa. A Páscoa é uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano.
Acontece sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data foi definida desta forma pelo fato de a Páscoa ter origem judaica, e a celebração da Páscoa judaica ter início no equinócio.
SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A Páscoa tem origem judaica e chamava-se Pessach, que significa “passagem”.
Passagem, ou travessia, significa o percurso feito pelos judeus depois de alcançarem a liberdade após um longo período em que foram escravizados. Libertos, os judeus fizeram a travessia do Mar Vermelho em busca da chamada Terra Prometida, de acordo com a promessa feita por Deus.
Para os cristãos, a Páscoa, significa a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo.
ORIGEM DA PÁSCOA
A Páscoa tem origem judaica. A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, e faz referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Desta forma, os judeus deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem.
A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.
Enquanto os judeus comemoravam a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica, Jesus Cristo foi crucificado. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até ressuscitar no terceiro dia.
Por isso, para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, uma vez que passou a celebrar a ressurreição de Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida. Conheças as diferenças entre Páscoa Judaica e Páscoa Cristã.
Fonte: Calendarr