Penúltimo dia de XXIV CONFASUBRA inicia com Plenária Final e debate temas de GTs, HU’s, democracia às Universidades, conjuntura, alteração de regimento e mais pautas; confira

Na manhã de sábado, do dia 20 de maio, 1.022 delegados e delegadas, de 44 entidades de base do Brasil inteiro, reuniram-se para realizar os debates finais do XXIV CONFASUBRA, congresso que decidirá a nova Coordenação da FASUBRA, bem como o Conselho Fiscal da federação, na manhã do dia 21 de maio, domingo, fechando assim os cinco dias de congresso, que ocorreu em Brasília.

A mesa iniciou debatendo possíveis alterações do texto de regimento estatutário, onde contava com 17 destaques. Em breve, você confere as alterações que foram realizadas. Além disso, também foi debatido, no início da tarde, sobre a Democracia nas Universidades Federais e a Conjuntura Nacional e Internacional, que contou com 50 pontos de pauta.

Seguindo o debate do período da tarde, a Plenária pautou sobre Hospitais Universitários, questões que permeiam os aposentados e aposentadas, bem como Carreira e demais pautas que foram abordadas nos Grupos de Trabalho da tarde do dia 19 de maio (veja fotos aqui), que foi passada pela equipe de sistematização à plenária, após às 17h desse sábado, devido ao grande número de trabalho e propostas enviadas à equipe após os GT’s.

No início da Plenária, técnicos(as) e auxiliares em enfermagem realizaram um ato, em homenagem ao dia 20 de maio, que marca o dia dos técnicos, técnicas e auxiliares em enfermagem. Um texto também foi lido para homenagear esses e essas profissionais que trabalharam incansavelmente durante a pandemia. Os HU’s estão reunidos no congresso para pedir melhores condições de trabalho, bem como o pedido de mais atenção, por parte da federação, às suas pautas prioritárias.

Devido o adianto da hora, as resoluções com as atualizações das pautas ainda não foram liberadas pela equipe administrativa e de secretaria da FASUBRA, tão logo seja possível, iremos repassar em nossas redes.

A dinâmica da Plenária Final foi a seguinte: a mesa leu as propostas pautadas pelos destaques e pela equipe de sistematização. Para temas polêmicos, se realizou duas defesas à favor e duas contra, por 3 minutos cada. Para temas não polêmicos, as defesas eram feitas por apenas uma defesa contrária e uma favorável, pelos mesmos 3 minutos. Nas votações, as delegações levantavam os crachás e o que se acordava, era aprovado.

Primeiras eleições com votação eletrônica no XXIV CONFASUBRA

No próximo domingo (21/5), o XXIV CONFASUBRA elege a nova Direção Nacional (DN) e o novo Conselho Fiscal (CF) para o triênio 2023/2026. Esta será a primeira eleição da FASUBRA Sindical por meio de urnas eletrônicas.

A votação acontece das 9h às 12h e será encerrada às 14h. “Destaco a importância da segurança e da agilidade na apuração”, afirma Carlos Roberto de Menezes, chefe da Seção de Apoio às Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

O processo é o mesmo das eleições gerais e as urnas eletrônicas foram disponibilizadas de forma gratuita pelo TRE-DF. A única diferença é que a identificação do votante é feita pelo CPF e não pelo título de eleitor. Serão cinco urnas eletrônicas. Cada urna comporta até 300 eleitores.

Um técnico do TRE-DF que acompanhará o processo eleitoral, irá montar e testar as urnas, além de treinar os mesários e dar suporte no dia da votação.

“O TRE-DF esclarece que as urnas eletrônicas são equipamentos autônomos, não disponíveis para conexão em rede. Como condição fundamental de segurança, será necessário que um eleitor esteja cadastrado em apenas uma urna, de forma a garantir que o mesmo exerça seu direito de voto apenas uma vez”, destaca estudo de viabilidade do TRE-DF, comprovando a segurança das urnas eletrônicas, tão atacadas pelo último governo.

Veja mais fotos, clicando aqui.

Texto com informações da FASUBRA

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos