Em virtude do adiamento da Plenária da Fasubra para o mês de agosto, a Assembleia da Assufsm que estava marcada para a manhã desta terça-feira (08), no auditório do prédio 74C, teve pauta alterada. O espaço foi aberto para informes gerais, análise de conjuntura e proposição de atividades de mobilização contra a Reforma Administrativa, a PEC 32.
A coordenadora geral da Fasubra Loiva Chansis trouxe informes nacionais, chamando atenção para uma reunião que será marcada no dia 18 de julho, entre Fasubra e direções de base. Loiva também informou que um novo ID da Federação deve ser publicado em breve, orientando a categoria sobre as próximas ações de mobilização.
A coordenadora geral da Assufsm Natália San Martin que estava na mediação da Assembleia repassou os informes enviados pelo delegado Celso Fialho que está em Brasília, junto da delegada Solange Pahim e do delegado Marcos Mello. Celso informou que o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo relatório preliminar da Reforma Administrativa cancelou a apresentação na segunda-feira (07). A decisão foi bem recebida por dirigentes da Fasubra, que consideram o adiamento um avanço na mobilização contra a proposta. Segundo ele, o intervalo poderá ser estratégico para reforçar o posicionamento contrário à Reforma Administrativa.
Celso ainda relatou que os(as) representantes da Fasubra e TAEs de diferentes estados, como Goiás e Minas Gerais, reuniram-se com o plantão da federação para avaliar os próximos passos da mobilização. Durante o encontro, foi feito um balanço das visitas aos gabinetes de deputados e distribuído novo material para continuidade do trabalho de convencimento.
Amanhã (09), às 14h, acontecerá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, o GT sobre a Reforma Administrativa, com representantes das esferas do Poder Executivo e presença confirmada da Ministra Esther Dweck. A Assufsm convoca toda a categoria a acompanhar a Audiência que será transmitida pelo canal do Youtube da Câmara dos Deputados.
Como encaminhamento da Assembleia desta manhã, ficou definido que a Assufsm vai realizar um Seminário Virtual sobre a PEC 32 no dia 29 de julho, às 10h, com participação do coordenador do núcleo RJ da Auditoria Cidadã da Dívida Paulo Lindesay. O link para acompanhar a transmissão será divulgado em nosso site e redes sociais em breve.
Nos próximos dias, a Assufsm também vai intensificar a discussão sobre o plebiscito popular e a escala 6×1 para fortalecer a luta por dignidade à classe trabalhadora.
As paralisações de 48h do mês de julho, aprovadas pela categoria na última Assembleia – nos dias 15 e 16 e nos dias 29 e 30 – serão mantidas. Em breve, divulgaremos em nosso site e redes sociais os ofícios das paralisações e os Planos de Recuperação de Atividades.