Na Plenária Nacional da FASUBRA, durante o período da tarde do dia 28 de setembro, as atividades foram retomadas com a apresentação dos relatórios dos Grupos de Trabalho (GTs).
Esses relatórios são fundamentais, pois trazem análises e propostas discutidas pelos GTs em temas específicos que envolvem as demandas dos trabalhadores técnico-administrativos (as) em Educação.
Representaram a Assufsm pelo VAL Alessandra Alfaro e Loura Maria Silveira; pelo UNIR Rosimar Rübenich e Paulo Martins; e pela Frente Cutista André Comin.
Sistematização dos trabalhos de grupo RSC
Durante a tarde da Plenária Nacional da FASUBRA, o Grupo 1, que trabalhou sobre o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), apresentou seu relatório sem fazer uma distinção clara entre os pontos de consenso e dissenso. O RSC é uma pauta importante para a valorização dos (as) trabalhadores (as) técnico-administrativos (as), reconhecendo formalmente conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da experiência profissional. Devido à falta de distinção entre consensos e dissensos no relatório, a Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC) da FASUBRA ficou encarregada de levar a discussão para a base, promovendo um debate mais aprofundado sobre o tema nas entidades locais e entre os trabalhadores. Já o Grupo 2 apresentou algumas proposições que foram debatidas na plenária, sendo submetidas à votação ou encaminhadas para deliberações futuras.
Cargos
O tema dos CARGOS foi trabalhado pelos grupos: Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 6. A abordagem por três grupos reforça a importância desse tema para a categoria dos técnico-administrativos (as) em Educação. As propostas de consenso relacionadas aos cargos focou em aspectos nos quais houve acordo geral e as que não tiveram consenso descerão para a base. A divisão entre três grupos possibilitou que o tema fosse analisado de forma mais ampla, garantindo que diferentes perspectivas fossem consideradas e que se chegasse a soluções mais robustas e representativas.
Desenvolvimento
Na Plenária Nacional da FASUBRA, o tema Desenvolvimento foi especificamente trabalhado pelos Grupos 5 e 6, que discutiram aspectos essenciais para o crescimento e progressão dos técnico-administrativos (as) dentro das instituições federais de Ensino Superior. Essas discussões são fundamentais para a construção de um plano de carreira que valorize o crescimento profissional, reconheça competências adquiridas e ofereça oportunidades de desenvolvimento contínuo aos técnico-administrativos (as) em Educação. A Plenária Nacional da FASUBRA encerrou as atividades do primeiro dia de trabalho, no sábado, 29 de setembro, as 18h10min e teve continuidade no domingo, 30 de setembro.
O evento, que já discutiu temas importantes como cargos, desenvolvimento da carreira e propostas trazidas pelos grupos de trabalho, retomaou suas atividades com mais debates e deliberações para avançar nas pautas prioritárias da categoria dos técnico-administrativos (as) em Educação. O segundo dia foi importante para a continuidade das discussões e para a tomada de decisões que definiram as diretrizes da FASUBRA nos próximos meses, além de fortalecer a organização sindical e a mobilização da base.