A Plenária Nacional da FASUBRA Sindical foi concluída na tarde deste sábado (26), e aprovou intensificar a mobilização da categoria para assegurar o cumprimento integral do acordo de greve, firmado com o governo federal. O prazo final para que o Executivo viabilize os instrumentos necessários à efetivação dos pontos pendentes do acordo é 31 de maio. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenação geral da entidade, composta por Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis.
O último dia da plenária, além da conclusão do debate sobre conjuntura, deliberou por um plano de lutas e aprovou moções de apoio.
A íntegra das deliberações da plenária será publicada no próximo Informativo de Direção (ID). O(a)s delegados(as) deliberaram, ainda, pela realização de uma Plenária Nacional presencial nos dias 13, 14 e 15 de junho, momento em que serão avaliadas as negociações, a mobilização e indicativo de greve, se for necessário. Também decidiu-se orientar uma rodada de assembleias na primeira semana de junho.
Como parte das ações de mobilização, foi aprovada caravana a Brasília no dia 21 de maio, com paralisação nacional de 48 horas, nos dias 21 e 22 de maio.
A FASUBRA se comprometeu a encaminhar oficio e cobrar da ANDIFES, que sejam revogadas portarias que afrontam a liberdade sindical e a autonomia das entidades sindicais, que vem ocorrendo em algumas universidades, como é o caso da UFTM.
Durante a plenária, foram aprovadas moções de apoio à liberdade do estudante palestino ativista Mahmoud Khaliu e de todos os presos políticos que apoiaram o povo palestino. A Fasubra também expressou solidariedade à greve dos trabalhadores do serviço público municipal de São Paulo, que lutam por valorização salarial e melhores condições de trabalho.
Outra importante deliberação foi a aprovação de documento a ser encaminhado ao governo federal exigindo resposta sobre os casos de violência policial nos estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A entidade também manifestou apoio à libertação do Dr. Husaam Abu Safiiya, pediatra e diretor do Hospital Kamal Adwan, no norte da Faixa de Gaza e de outros profissionais de saúde detidos em Israel.
Além disso, a FASUBRA divulgou como foi o primeiro dia de Plenária com uma participação expressiva de delegados e delegadas de base de todo o país com 73 mulheres, 98 homens em um total de 171 delegados. Você pode conferir como foi, clicando aqui.
A Plenária reafirmou a importância da unidade e da mobilização contínua da categoria para a conquista de suas pautas.