Primeira Assembleia Geral Presencial da Assufsm de 2022 retira delegados(as) para a Plenária Nacional da FASUBRA e tem reencontros de aposentados(as) e pensionistas

A Primeira Assembleia Geral Presencial da Assufsm aconteceu no dia 27 de maio de 2022 e contou com o reencontro de aposentados(as) e pensionistas que, ao longo da pandemia, não conseguiram participar das atividades virtuais do Sindicato.

Conforme uma das Coordenadoras Gerais da Assufsm Loiva Chansis, esse retorno presencial foi muito esperado, tanto pelos ativos(as), como pelos aposentados(as) e pensionistas que puderam se sentir parte das decisões da categoria.

“Muitos aposentados(as) e pensionistas não conseguiram acompanhar as atividades online porque tinham dificuldades de mexer com a tecnologia, não só eles, como vários colegas e a Coordenação esteve sempre junto para tentar ajudar nesse problema, mas é bom ver esse retorno esperado, com todos os cuidados necessários”, enfatiza Loiva.

Loiva e uma das Coordenadoras de Secretaria Vanessa Kunz integraram a mesa da Assembleia, até a escolha e votação para os e as delegadas para a Plenária. Após quem juntou-se à elas foi o Advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados para debater assuntos jurídicos de interesse da categoria.

Os e as Técnico Administrativas em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (TAEs-UFSM) presentes puderam realizar votação para a escolha de delegados e delegadas que irão representar a Assufsm na Plenária Nacional de FASUBRA, de 3 a 4 de junho, em Brasília.

Duas chapas foram inscritas: chapa 1 – Vamos à Luta e chapa 2 – Frente Cutista. Ao todo, estiveram presentes 30 TAEs. A chapa 1 teve 17 votos, podendo levar assim dois delegados(as), já a chapa 2 obteve 12 votantes e levará um delegado(a).

Representando o VAL como delegados(as) titulares, teremos uma das Coordenadoras Gerais Loiva Chansis e um dos Coordenadores Financeiros e Patrimoniais da Assufsm Elton Rogério, o Escadinha, já na suplência estão o TAE Cezar Machado e um dos Coordenadores de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Fioravante do Amaral. Já para representar a Frente Cutista, como titular está o TAE Guilherme Elwanger e na suplência uma das Coordenadoras de Secretaria Sonia Molinari.

Demandas e Informes Jurídicos

O Advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados, esteve presente na Assembleia Geral da Assufsm para debater sobre assuntos de interesse da categoria. Dentre as demandas jurídicas, o advogado tratou sobre os Adicionais de Plantão Hospitalar (APH), jornada com intervalo intrajornadas, o Decreto 10.620/2021 e questões para pagamentos de direito de aposentados(as) e pensionistas (escute a explicação completa do advogado clicando aqui).

Heverton também tirou dúvidas e falou de processos como o 28% (veja aqui), conversão de tempo especial em comum (veja aqui), revogação da isenção de contribuição previdenciária por doenças incapacitantes (veja aqui) e, por fim, sobre o Vencimento Básico Complementar, o VBC.

Heverton salienta que quem ainda está com dúvidas sobre seus direitos a respeito do VBC deve entrar em contato imediato com o escritório, pelos números WhatsApp – (61) 3226-6937 ou (55) 3026-3206 ou e-mail para: secretaria@wagner.adv.br. O advogado também orienta que TAEs aposentados(as) e pensionistas e ativos(as) precisam ficar atentos(as) à suas caixas postais e/ou e-mails institucionais, local que os e as TAEs receberam avisos sobre o VBC (veja mais aqui).

Por fim, a mesa e os e as presentes na Assembleia aprovaram, por unanimidade, que o escritório ingresse com ações jurídicas necessárias para defender a categoria.

+ Informes Gerais:

– Uma das Coordenadoras Gerais da Assufsm Loiva Chansis, falou sobre o teletrabalho e a Comissão que debaterá o assunto na UFSM. Ela e um dos Coordenadores de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino são os representantes da Assufsm na comissão e aguardam nomeação para iniciar os debates na Universidade (veja mais);

– Loiva também informou que a Coordenação da Assufsm já planeja começar um projeto itinerante nos Centros de Ensino, com reuniões setoriais sobre o teletrabalho, representado pela Instrução Normativa 65/2020;

– Por fim, Loiva também orienta sobre a realização de uma Assembleia Temática da IN 65 e o esclarecimento com o Decreto 11.072/2022.

Veja mais fotos da Assembleia clicando aqui.

Postagens recentes

26 de julho: Dia dos Avós

O Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, uma