RS terá vacinação contra a COVID-19 em crianças a partir de 19 de janeiro e Santa Maria já realiza pré-cadastramento

O governo do Estado anunciou que a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que definiu os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos serão os primeiros vacinados.

Posteriormente, estarão aptas a serem vacinadas as 862.747 crianças sem comorbidades. Pelo cronograma acertado, a imunização de crianças de 11 anos também poderá começar neste mês. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde, com doses destinadas a este público.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e de nove anos. Em março, será a vez daquelas com oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 1,248 milhão de doses, está previsto para chegar ao Estado na próxima quinta-feira (13). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.

A aplicação deverá ser realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

O Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera que a primeira remessas de doses para as crianças chegue ao RS na próxima sexta-feira (14), com distribuição para os municípios prevista para para a próxima segunda-feira (17).

SANTA MARIA

Santa Maria também já se prepara para vacinar suas crianças. A população já pode realizar o pré-cadastro de crianças de 5 a 11 anos interessadas em receber a vacina contra a Covid-19. A ferramenta estará disponível até domingo (16). A aplicação do imunizante deve começar ainda em janeiro, a depender do envio de doses pelo Ministério da Saúde e, consequentemente, pela Secretaria Estadual de Saúde.

Para realizar o cadastro, basta entrar na Área do Usuário, criar um login (se o cidadão ainda não tiver) e clicar na opção correspondente. Na plataforma, são colocados dados como nome completo e data de nascimento da criança, nome da mãe, unidade de saúde de preferência para receber a vacina e endereço.

Desta forma, o Município conseguirá mapear o número de crianças que devem receber a imunização e os locais onde moram as famílias interessadas na vacina para esse público de 5 a 11 anos. Com as informações, a Secretaria Municipal de Saúde montará a logística de aplicação das doses.

Texto com informações da Prefeitura de Santa Maria e do site Sul21
Foto: Secretaria Extraordinária de Comunicação

Postagens recentes

Geral

CNG em ação: 1 mês de GREVE!

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, aconteceu mais uma reunião do Comando Nacional de Greve (CNG). Foi lembrado que a greve da FASUBRA completou

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *