A transposição para a nova tabela remuneratória do PCCTAE no SouGov foi disponibilizada para os(as) servidores(as), conforme a Medida Provisória nº 1.286/2024. Os(as) servidores(as) poderão observar seu posicionamento da antiga tabela de remuneração para a nova. Isso envolve a mudança para os 5 níveis de classificação (A, B, C, D e E) e a adaptação aos 19 padrões de vencimento dentro dessas tabelas verticalizadas.
Entretanto, a progressão por mérito e a aceleração por capacitação ainda não estão implementados nessa visualização. Ou seja, os(as) servidores(as) serão movidos para a nova tabela, mas a progressão por mérito (que permite subir de nível com base no desempenho) e a aceleração por capacitação (que permite avanço com base em cursos e certificações) não estarão em vigor imediatamente.
Como descobrir minha posição na nova tabela de remuneração?
1º Acesse o SouGov: Entre no SouGov pelo site ou pelo aplicativo SouGov;
2º Faça login: Insira seus dados cadastrais (usuário e senha) para acessar sua página pessoal no SouGov;
3º Acesse o menu: No canto superior esquerdo da sua tela, clique no menu (os três risquinhos);
4º Entre em “Cadastro”: No menu, selecione a opção “Cadastro”;
5º Acesse “Meu Perfil”: Dentro de “Cadastro”, clique em “Meu Perfil”;
6º Vá para “Meus Dados Funcionais”: Agora, procure e clique em “Meus Dados Funcionais”;
7º Encontre “Cadastro Funcional”: Em “Meus Dados Funcionais”, localize e selecione a opção “Cadastro Funcional”;
8º Acesse “Cargo/Emprego”: Clique em Cargo/Emprego. Nessa página, você verá várias informações sobre seu cargo, incluindo o “Padrão”. A numeração que aparecerá abaixo do “Padrão” corresponde à sua nova posição na tabela remuneratória. Essa será sua classificação de acordo com a nova estrutura salarial.
Transposição para a Nova Tabela Remuneratória do PCCTAE
A transposição é a movimentação dos(as) servidores(as) da antiga tabela de remuneração para a nova estrutura salarial. Esse processo garante que os(as) TAEs sejam enquadrados corretamente na nova tabela de vencimentos estabelecida pela MP nº 1.286/2024, aprovada em 31 de dezembro de 2024.
Para identificar a nova posição na tabela, o(a) servidor(a) deve saber o piso e nível de capacitação que ocupa dentro da estrutura antiga (antes de 31/12/2024). O piso e o nível do(a) servidor(a) estão associados a um novo padrão de vencimento reestruturado e cada novo padrão corresponde a um salário atualizado. Os reajustes serão aplicados em duas fases: o primeiro entrou em vigência no dia 01/01/2025, quando o(a) servidor(a) receberá de forma retroativa o primeiro aumento salarial de 9%; o segundo será feito a partir de 01/04/2026, quando um novo aumento de 5% está previsto.
Confira a tabela da transposição para entender melhor como as mudanças serão aplicadas aos salários: