A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encaminhou, através do email do gabinete do Reitor, a minuta de resolução da Política para a Promoção da Comunicação Compassiva e da Cultura da Paz, da Prevenção de Violências e do Tratamento Restaurativo de Conflitos do Comitê Permanente de Práticas Restaurativas da instituição. O documento objetiva uma importante passo rumo à promoção de um ambiente universitário mais empático, inclusivo e acolhedor.
A proposta está em fase de consulta pública e aceita sugestões da comunidade acadêmica. O documento pode ser acessado por todas as subunidades da UFSM e será tema de uma audiência pública prevista para o mês de setembro de 2025, o que reforça a importância da ampla divulgação e do debate institucional.
Entre os principais objetivos da política estão:
-
Aprimorar a comunicação interpessoal entre estudantes, docentes e técnico-administrativos;
-
Prevenir conflitos e promover a resolução pacífica de divergências;
-
Estimular práticas baseadas em empatia, escuta ativa e respeito mútuo;
-
Estabelecer protocolos restaurativos em casos de conflito ou violência;
-
Consolidar uma cultura institucional de paz e pertencimento.
A minuta prevê ainda a criação de comitês locais em cada unidade da universidade e a formação de facilitadores(as) para condução de círculos de diálogo, mediações e práticas restaurativas. A Ouvidoria da UFSM será responsável pelo apoio administrativo e pelo recebimento das demandas.
A Coordenação da Assufsm convida todos os segmentos da universidade — docentes, técnico-administrativos, discentes e colaboradores — a conhecerem a proposta, debaterem em seus espaços e encaminharem contribuições para a construção coletiva dessa política essencial para o bem-estar da comunidade universitária.
📄 Acesse a minuta completa: https://drive.google.com/file/d/1luWnCQ2feackR_erm9Wn58_GlKbJEw4a/view?usp=drive_link
📬 Sugestões e contribuições podem ser enviadas para: gabinetereitor@ufsm.br