Em live realizada para informar a categoria sobre os desdobramentos da reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e o Ministério da Educação (MEC), a federação detalhou os pontos de resistência no Projeto de Lei (PL) 6170/2025, apenas. O encontro, que contou com a participação da FASUBRA e do SINASEFE, trouxe definições importantes sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), e não extinguiu o estado de alerta: o indicativo de greve nacional para 23 de fevereiro segue mantido.
Todos os pontos debatidos na reunião foram informados pelas Coordenadoras Gerais da FASUBRA Cristina Del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis, além do Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho Marcelo Rosa. Uma das principais confirmações da rodada de negociação foi que o governo assegurou que há cerca de R$ 2 bilhões reservados para a implementação do RSC, de acordo com os informes da FASUBRA.
Para os TAEs da UFSM, o momento é de mobilização total. A orientação da FASUBRA é que a base avalie os resultados desta mesa nas assembleias locais.
-
Assembleias de Base: A Assufsm chama a categoria para participar de Assembleia Geral, na sexta-feira, dia 30 de janeiro, às 8h30min, pelo Google Meet (com divulgação do link 10min antes do início da Assembleia). Na pauta está a Análise da Proposta da reunião com o governo do dia 27 de janeiro.
-
Plenária Nacional Virtual: Dia 31 de janeiro, onde será consolidada a decisão sobre a deflagração da greve em fevereiro (pela orientação da Plenária anterior, seguem as mesmas delegações).
Os pontos, um a um, debatidos ao longo da reunião, você pode conferir na live da FASUBRA, clicando aqui. A Assufsm convoca todos e todas para acompanharem os editais de convocação e participarem ativamente das discussões.


