Setembro é conhecido pela cor Amarela. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Além de se falar em saúde mental é necessário se debater sobre as condições básicas que permeiam a vida em sociedade, para que a população possa ter uma melhor qualidade de vida.
Questões como condições dignas de moradia, segurança alimentar, emprego e renda, acesso a saúde pública de qualidade, oportunidades de estudo e lazer são essenciais para que consiga viver bem, pois não há garantia de saúde mental coletiva se vivemos em um sistema que adoece seu povo.
Leia uma análise e reflexão sobre o mês de setembro amarelo escrita pela artista e arquiteta Thais Trindade, clicando aqui.
O Site Setembro Amarelo disponibiliza diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Setembro Amarelo salva vidas e deve ser debatido o ano todo!
Texto com informações do Site Setembro Amarelo