Fevereiro Roxo e Laranja: Assufsm apoia campanhas de conscientização sobre doenças crônicas.
No segundo mês do ano as cores roxo e laranja representam as campanhas de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas. A cor roxa é referente a fibromialgia, alzheimer e lupus. Já a cor laranja é sobre o combate à leucemia.
A Assufsm reforça a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas à campanha Fevereiro Roxo e Laranja.
FEVEREIRO ROXO
Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por uma dor muscular generalizada que ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Além disso, também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Ainda não se sabe o que causa a doença.
Alzheimer ou Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade, causando um dos sintomas mais conhecidos que é a perda de memória. Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, 6% delas têm a doença de Alzheimer. Ainda de acordo com Abraz, estima-se que um milhão de idosos brasileiros tenham demência ainda não diagnosticada. O que causa a doença ainda é desconhecido, mas existem alguns fatores de risco como a predisposição genética, a idade e maus hábitos de vida como o alcoolismo, tabagismo e sedentarismo.
Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória. O distúrbio ocorre quando o sistema imunológico ataca os órgãos e tecidos saudáveis do próprio corpo. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. O tratamento depende do tipo de Lúpus e da intensidade da doença em cada paciente.
FEVEREIRO LARANJA
O laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Os sintomas envolvem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. O tratamento da doença varia dependendo da gravidade em que ela está.
Além da campanha de conscientização sobre a doença, a campanha também fala sobre a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois no Brasil a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil.
O tratamento precoce é a chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e pode ser o fator principal na cura. Por isso, TAE, mantenha seus exames em dia e cuide da sua saúde!
Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fibromialgia.com.br, INCA e Abraz