35° dia de greve: Reunião do CLG tem informes de atividade, debate do Relatório de aprimoramento de Carreira, Roda de Conversa em Palmeira das Missões e Marcha em Brasília

A manhã de sol em Santa Maria foi marcada por debates em torno da carreira TAE e informes locais. Dentre eles, a Mesa Temática Unificada com a Sedufsm e DCE, na manhã de terça, a votação unânime de aprovação dos benefícios do termo de compromisso 01 da Assembleia de Greve do dia 16 e formação política que ocorrerá no dia 20 de abril, às 9h, no Sindicato da Alimentação, promovido pela CUT.

Após a reunião, o GT Carreira pode seguir o debate do relatório de aprimoramento de Carreira TAE, que começou a ser lido na segunda-feira (15) e parou na terça devido a Assembleia de Greve. Na manhã dessa quarta, o quórum presente tirou dúvidas sobre Carreira e aprimorou o debate do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação. Os debates seguem na sexta-feira (19), às 10h, no Lonão de Greve, em frente ao CCNE.

Além disso, o Campus de Palmeira das Missões realizou atividades de greve nessa manhã. Ao todo, aproximadamente 40 pessoas participaram da atividade entre representantes de Diretórios Acadêmicos e TAEs. Os grevistas explicaram aos estudantes sobre as pautas da greve como reposição salarial, perda do poder de compra, reestruturação do Plano de Carreira e a volta dos concursos públicos. A conversa iniciou com a explicação do que é uma greve e a importância dela para os trabalhadores conquistarem melhores condições de trabalho e de vida.

Também foi relatada o quanto Palmeira das Missões tem poucos Técnico Administrativos(as), estando apenas 30 TAEs na ativa no campus. Visto que no último concurso dos 5 chamados para assumirem vaga em Palmeira, ninguém assumiu, muito pelo baixo salário. Foi explicado também o quanto a maioria dos setores do campus tem apenas 1 servidor e o quanto isso impacta nas atividades e serviços prestados aos estudantes e à comunidade acadêmica em geral. Por fim, relatou-se da falta de preocupação e atendimento da reitoria e pro reitorias aos campi fora de sede.

Além disso, foi apresentada aos estudantes uma lista de reivindicações do Campus Palmeira das Missões:
1) Pela realização da reestruturação do campus!
2) Por mais servidores técnicos-administrativos em educação no campus de Palmeira das Missões.
3) ⁠Volta dos concursos na área de comunicação. Por profissionais do audiovisual e jornalismo!
4) ⁠Por mais atenção da reitoria e pró-reitorias aos campi fora de sede! Também somos UFSM!
* Por mais atenção da CQVS em Palmeira das Missões.Apoio da PRÉ no planejamento e execução do Viva Campus em Palmeira das Missões.
* Apoio da PROGRAD no planejamento e execução do Descubra nos campi fora de sede.
* Por mais apoio da Reitoria quanto à divulgação do campus perante a comunidade local e regional no que no que diz respeito à materiais de divulgação institucional do campus como vídeo institucional, outdoors no centro de Palmeira das Missões, e publicidade em rádios e jornais.
* Melhora e ampliação da infraestrutura da rede elétrica do campus.
* Reforma no quiosque dos estudantes e dos servidores.
* Reforma da lancheria do campus.
* Atuação do NED no campus.
* A realização de um fórum permanente sobre a Assistência Estudantil, a fim de discutir, formular, e qualificar as normativas e ações da AE na UFSM.
5) Por uma UFSM-PM livre de assédio e preconceito!

Nesta manhã, também ocorreu a Marcha dos Servidores(as) Públicos(as), em Brasília, indo até o Ministério de Gestão e Inovação, no bloco K. Os caravaneiros e caravaneiras da Assufsm participaram da Marcha que terminou com ato em frente ao MGI.

TAE, construa uma greve forte com a sua categoria!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *