A Direção Nacional da FASUBRA Sindical, por meio da Coordenação de Raça e Etnia e em conjunto com o Grupo de Trabalho (GT) Nacional da Pasta, vem a público manifestar repúdio inconteste à manifestação racista que ocorreu no dia 24 de janeiro na Universidade Federal de Santa Maria/RS, da qual tomamos conhecimento.
Sabemos que, ao mesmo tempo, em que retomamos a esperança, as possibilidades de debates, os quais provavelmente promoverão avanços significativos em nosso país, ainda encontraremos muitos movimentos contrários, que motivados pelo ódio e pela ignorância, trabalharão insistentemente pelo retrocesso. É evidente que a cada ataque, a cada situação de racismo que vivenciamos, saímos fortalecidos e certos de que é preciso continuar resistindo para continuarmos existindo, sendo esta a razão deste coletivo se posicionar no sentindo de não admitir que atitudes criminosas sejam tratadas como pormenores, mantendo o nível de naturalidade no cotidiano das Instituições.
Consideramos quaisquer posturas que exponham as faces do racismo e outras formas de discriminação inaceitáveis em qualquer lugar, sobretudo, em espaços que precisam ser plurais e diversos, como as nossas Universidades Públicas. Há o entendimento de que a administração superior, por meio de seus órgãos competentes, deve apurar o fato a fim de chegar aos responsáveis, bem como deve fortalecer uma agenda de formação propositiva de combate a tais crimes para que não mais se repitam.
Reforçamos que a FASUBRA Sindical tem o compromisso inegociável com a luta antirracista e se posicionará cada vez com mais firmeza contra qualquer episódio dessa natureza. Colocamos nosso GT à disposição de toda comunidade universitária, em especial aos órgãos que lidam com ações afirmativas, comissão de sindicância e enfrentamento ao racismo ou qualquer forma de preconceito.
FASUBRA SINDICAL