Assufsm analisa 3 meses da nova gestão e debate reajuste para o plano da Unimed, em Assembleia Virtual

A 5º Assembleia Geral Virtual e a Assembleia da Unimed reuniram a Coordenação da Assufsm e os Técnicos Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM. Ambos os encontros ocorreram de maneira online, na tarde de sexta-feira (20) pela plataforma do Google Meet.

A 5º Assembleia Geral Virtual, abriu a tarde de discussões, tendo início às 14h. Este primeiro encontro tinha como objetivo debater e avaliar os 3 meses de gestão e contou com as falas iniciais das Coordenadoras Tânia Maria Flores e Loiva Chansis. Ambas fizeram um panorama a respeito das atividades realizadas durante os três meses de gestão.

Para um maior conhecimento das atividades desenvolvidas pela Coordenação do Sindicato, cada Coordenador e Coordenadora da Assufsm falou sobre suas atividades até o momento.

A Assufsm tem se colocado em todos os eventos, encontros públicos, participando de audiências presenciais na Câmara de Vereadores(as) de Santa Maria, como forma de estar à disposição nos atos e nas lutas de interesse da categoria dos e das TAEs.

A Coordenadora Loiva Chansis relata que a gestão está fazendo tudo dentro do seu alcance, buscando cumprir com suas promessas e que, embora haja todas as dificuldades em meio a pandemia, conta com o apoio dos colaboradores e colaboradoras para essa caminhada.

O encontro também possibilitou o compartilhamento dos setores como financeiro e político, cedendo espaço para os projetos que foram aplicados e seus resultados e os que estão sendo estudados para uma aplicação no futuro.

Questões mais jurídicas, como a insalubridade em grau máximo, direitos dos aposentados(as), o retorno dos trabalhadores e trabalhadoras presencialmente nas suas atividades como uma forma precoce, as medidas de segurança e demais fatores também foram tratados na Assembleia.

Além de reuniões com a reitoria da UFSM e manifestações, o sindicato trabalha também com a pesquisa e o levantamento de informações concretas, por isso realiza diversas lives e contatos com especialistas para levar muitas informações aos servidores públicos.

Assembleia Unimed

Já na Assembleia da Unimed, realizada na sequência, foi debatido sobre o reajuste do plano de saúde dos filiados e filiadas. A gestão assumiu qualquer processo de negociação desde seu primeiro contato com a Unimed, o que foi proposto um reajuste de 0% tendo em vista o momento de pandemia e a contínua falta de reajuste salarial para categoria.

Recentemente, foi assinado um contrato que autoriza os e as usuárias da Unimed fazer procedimentos e consultas fora da área de cobertura. Tânia explica que esse custo, que é diferente do realizado em Santa Maria, vai diretamente para a Assufsm e em seguida ressarcido pelo usuário(a) da Unimed.

“A Unimed é regional, sendo assim todas as consultas fora da região geram um custo, então não é verdade que as consultas no estado estão liberadas”, enfatiza Tania.

É importante, no entanto, que cada servidor(a) usuário(a) da Unimed, tenha consentimento dos seus direitos e de como o plano é utilizado, de acordo com seu procedimento e local.

A assembleia foi finalizada com a aprovação de todos e todas que estiveram presentes no encontro, que o reajuste fosse de 0%, esticado em até 1% no máximo e que caso não houvesse acordo, volte a uma nova assembleia para debate.

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.