Na manhã desta terça-feira (29), as Coordenadoras Gerais da Assufsm Alessandra Alfaro e Natalia San Martin, ministraram a palestra “reestruturação da carreira dos servidores TAEs: o que é possível no contexto atual?”, no auditório da CQVs, no prédio 48C. Também participou do debate o professor e presidente da Sedufsm, Ascísio dos Reis Pereira.
O encontro permitiu resgatar um histórico de lutas, manifestações e greves para que hoje, tanto docentes, quanto TAEs tivessem direitos e uma carreira bem estabelecida. Natália e Alessandra também destacam as lutas que a categoria TAEs precisou passar para garantir seus direitos. Natália salienta a reformulação de como os Técnico Administrativos(as) eram chamados alguns anos atrás, reconhecidos como não-docentes.
Já Alessandra apresentou os aspectos atuais, como está o PCCTAE atualmente e o que está sendo negociado com o governo após a greve de 2024. Além disso, foi possível que os TAEs presentes tirassem dúvidas a respeito das negociações e da nova tabela de carreira da categoria.
Wilson da Rosa, TAE e integrante do Conselho Fiscal da Assufsm, fez uma retrospectiva de sua experiência enquanto TAE sindicalizado. Ele reforça as lutas que foi preciso passar antes mesmo da existência de um sindicato, pois sempre foi preciso buscar por uma qualidade na carreira dos TAEs.
Ascísio também trouxe um histórico da construção da carreira dos professores. O professor relembrou das últimas lutas e as perdas e ganhos que se encontra no cenário atual para sua categoria. Por fim, ressaltou a importância de um Sindicato.
O encontro era parte da programação de eventos em alusão ao Dia do Servidor(a) Público(a), organizado pela PROGEP, o qual as entidades são tradicionalmente convidadas para integrar e debater os temas pertinentes de interesse da categoria. Nele participaram os (as) Técnico Administrativos(as) em Educação de diferentes áreas da UFSM.
Veja mais fotos clicando aqui.