Biblioteca Setorial do CAL é extinta no CONSU; Conselheiros(as) apoiados(as) pela Assufsm manifestam seu voto contrário

Na última sexta-feira (15), o Conselho Universitário(Consu) da UFSM aprovou, por 33 votos a favor e 22 contrários, o fechamento da Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Letras (BSCAL).

O parecer de vista foi apresentado na reunião pela Conselheira e Técnico-Administrativa, também Coordenadora Geral da Assufsm Natália San Martín. O documento apontou a importância da Biblioteca Setorial fundada no ano de 1990 que homenageia a professora Maria Luiza Ritzel Remédios, e conta com um vasto e rico acervo de livros. Neste ponto, foi mencionada a dificuldade para transferir todo o acervo do Centro de Artes e Letras para a Biblioteca Central. Tentando atender as necessidades da comunidade acadêmica, o parecer propunha ainda a construção de um prédio que comporte toda a estrutura do Centro de Artes e Letras.

O processo, conforme avaliação de Natália, se deu de forma “autoritária e vertical”. Segundo ela, não houve nenhuma discussão ampliada com estudantes e bibliotecários(as), além da falta de justificativas por parte da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – citada no parecer do relator -, que lida com as relações de trabalho. Com a extinção da Biblioteca, foram extintas 17 funções gratificadas no Centro de Artes e Letras.

Além de Natália, a conselheira e os conselheiros apoiados pela Assufsm  – Vanessa Bressan, Guilherme Elwanger, Ciro Oliveira, Paulo Ronaldo da Silva Martins e Eloiz Cristino – estiveram na reunião manifestando seu voto contrário ao fechamento da Biblioteca Setorial.

Antes da reunião acontecer, um ato em frente à Reitoria, puxado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), já demonstrava o descontentamento da comunidade acadêmica. A Assufsm esteve representada pela Coordenadora Geral Natália San Martin.

Foto: Assessoria de imprensa da Sedufsm

Logo no ínicio do processo, uma carta de repúdio contra a extinção da Biblioteca foi redigida e assinada por bibliotecários, bibliotecárias e demais servidores(as) das bibliotecas da UFSM. O DCE realizou um abaixo-assinado contra o fechamento da BSCAL.

A Assufsm manifestou apoio tanto à carta de repúdio quanto à petição.

Seguimos na luta pela manutenção dos serviços e espaços públicos de qualidade!

Clique aqui para ver a CARTA DE REPÚDIO.

Clique aqui para ver a NOTA DE ESCLARECIMENTO. 

Clique aqui para ver o ABAIXO ASSINADO.

Postagens recentes

Geral

CNSC avalia cenários

Na quinta-feira, 23 de maio, aconteceu a reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), na sede da FASUBRA. Em resposta ao encaminhamento do

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *