Evento discute uma nova agenda para a Reforma Administrativa

Na tarde desta terça-feira (19), especialistas, entidades, governo e acadêmicos se reuniram, em Brasília, para discutir sobre desenvolvimento e desempenho de pessoas no setor público federal. Entre os temas abordados estão os desafios e as oportunidades que permeiam a administração pública no Brasil, com foco especial na gestão de recursos humanos.

O seminário proporcionou um amplo debate e a troca de ideias acerca do desenvolvimento e desempenho dos profissionais no serviço público brasileiro. O evento integra a série de debates organizada pela Servir Brasil e pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado), cujo objetivo é debater uma “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”.

Durante a abertura do seminário, o senador e coordenador de tecnologia, comunicação e informática da Frente Servir Brasil, Rogério Carvalho (PT/SE), ressaltou a atual proposta de Reforma Administrativa como uma negação do Estado brasileiro. “É necessário que o governo retire a proposta em vigor e apresente uma alternativa viável para o país”, ressaltou.

O parlamentar destacou ainda que países como o Japão, Coreia do Sul, França e os Estados Unidos são exemplos de nações fortes devido à existência de um serviço público bem organizado e robusto. “A construção de um Estado forte depende, primordialmente, de uma burocracia organizada e de alto padrão.”

O diretor institucional da Servir Brasil, Alison Souza, destacou a relevância do tema em discussão. “O desenvolvimento e desempenho dos profissionais no setor público representam uma questão central para o Brasil. Aprimorar a administração e o serviço público está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento e à valorização de nossos colaboradores”, afirmou.

O evento contou com a participação de palestrantes de destaque, entre eles, Roberto Pires, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Coordenador-Geral de Indicadores e Evidências do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Elaine Neiva, professora da Universidade de Brasília (UnB); Eduardo Almas, Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Pessoas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e Priscila Cardoso, Coordenadora-Geral de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O próximo seminário, que tratará do tema “Planejamento e dimensionamento da força de trabalho no setor público”, já está agendado para o dia 17 de outubro, em Brasília.

Texto e Fotos: Frente Servir Brasil

Postagens recentes

Geral

CNSC avalia cenários

Na quinta-feira, 23 de maio, aconteceu a reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), na sede da FASUBRA. Em resposta ao encaminhamento do

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *