GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão: encontro do mês de agosto pautou questões de carreira e informes jurídicos

Na tarde do dia 02 de agosto, a sala 411 da Antiga Reitoria recebeu aposentados, aposentadas e pensionistas da Assufsm para o tradicional encontro mensal do GT. Além de trazer informes locais e jurídicos, o momento se consolida, cada vez mais, como um importante espaço de confraternização da categoria.

No encontro, foram lembrados e homenageados todos os(as) colegas que já faleceram e contribuíram para a luta sindical, em especial o TAE Onofre Caetano Macedo, e às TAES Aliri Branco Paz e Pedrolina Barboza Marques.

Em seguida, a coordenadora geral da Assufsm e também coordenadora geral da Fasubra Loiva Chansis deu informes sobre o Encontro Nacional dos Aposentados e Aposentadas, solicitando que o GT da Assufsm pautasse temáticas a serem discutidas. Foi pautado então, o debate mais aprofundado a cerca da carreira PCCTAE, fundamentado na paridade entre servidores ativos e aposentados.

O aposentado Aniceto Cabral expressou sua preocupação com a situação dos aposentados e aposentadas. Segundo ele, só a unidade na luta poderá fazer a diferença para a garantia dos direitos já conquistados.

Em breve, a Federação deve divulgar a data para o evento.

Informes jurídicos

O advogado Heverton Padilha, que presta assessoria jurídica através do Escritório Wagner Advogados Associados esteve presente no encontro, trazendo informes de interesse à categoria.
O advogado iniciou trazendo atualizações sobre as ações judiciais coletiva que foram ganhas em grau definitivo – uma que trata de licenças-prêmio e férias não gozadas, e outra PSE sobre Parcelas Não Incorporáveis.

Heverton também prestou esclarecimentos relacionados ao Vencimento Básico Complementar e ao processo dos 28%.

Por fim, o advogado novamente alertou sobre as constantes tentativas de golpes, onde os aposentados e aposentadas acabam sendo os principais alvos.

Veja mais fotos do encontro de agosto de 2023, do GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão:

Dentre os informes sindicais foi repassado sobre as eleições dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Maria (veja mais aqui e aqui) e também os representantes ao CONSU para aposentados(as): com o titular Eloiz Guimarães Cristino e a suplente Gecira Di Fiori, na Chapa 02. Além disso, o TAE Aposentado Celso Fialho e a TAE Aposentada Maria Loura Silveira passaram informes sobre o XXIV CONFASUBRA.


Celso debateu sobre plano de lutas, e informes gerais do congresso, alertando que a finalização do plano se dará na próxima Plenária Nacional, que será nos dias 15 e 16 de julho, em Brasília. Loura relatou sobre a gratificação e paridade entre ativos(as) e aposentados(as).

Para fechar a reunião do GT, os informes jurídicos foram passados aos TAEs Aposentados(as) e Pensionistas presentes. Gregóry repassou o alerta sobre os inúmeros golpes que estão sendo passados no funcionalismo público.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *