Nesta tarde (27), o GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm se reuniu de forma extraordinária, na sala 411, no prédio da Antiga Reitoria, para debater o estado de greve – deflagrado na última Assembleia Geral da categoria.
As coordenadoras de Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm Maria Lenir Rodrigues e Eva Machado de Lima deram boas vindas a todos e todas e desejaram, de antemão, boas festas de final de ano. A reunião iniciou com o tradicional momento de oração e agradecimento.
Em seguida, a aposentada Maria Loura da Silveira iniciou dando informes sobre as deliberações da última Assembleia. Ela explicou a proposta apresentada pelo Governo, na última rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que exclui os(as) aposentados(as) da pauta, na medida em que propõe aumento somente nos auxílios (alimentação, creche e saúde). Para ela, se faz necessária a mobilização urgente dos(as) aposentados(as), no sentido de demonstrar o seu descontentamento.
A aposentada Cerlene Machado, a Tita, complementou os informes da proposta do Governo, e defendeu que a categoria precisa se unir – os(as) ativos(a) e aposentados(as) – pelo reajuste linear, pela negociação da carreira. Tita defende um grande movimento de mobilização junto à sociedade, em aliança com outras universidades e Institutos Federais.
A coordenadora geral da Assufsm Natália San Martin também esteve presente na reunião e elogiou a rápida atuação do GT, às vésperas do fim de ano, no sentido de mobilizar a categoria. Natália também destacou a posição histórica da Fasubra Sindical e – também da Assufsm – de não “rifar”os(as) seus(uas) aposentados(as).
O espaço foi aberto para colocações e proposições dos(as) presentes que foram unânimes em destacar a importância da mobilização, inclusive junto à Câmara de Vereadores de Santa Maria e, em esfera nacional, em Brasília. A proposta apresentada na reunião é que se faça um movimento de mobilização, no dia 24 de janeiro, Dia dos Aposentados(as).