GT Mulheres debate sobre ações para o mês de Março, em alusão ao mês das mulheres

O GT Mulher Trabalhadora da Assufsm esteve reunido na manhã desta terça-feira (27) para debater questões importantes para as mulheres. O encontro de hoje foi voltado para discutir quais atividades serão feitas no mês de Março, conhecido como mês da Mulher.

A discussão iniciou com uma retrospectiva de quantas mulheres ocuparam cargos de chefia na UFSM, desde 1960. Em uma breve visita ao passado, foi possível constatar que esses cargos, majoritariamente, continuam sendo preenchidos por homens. Inclusive, mesmo após 64 anos de UFSM, nenhuma mulher ocupou o cargo de reitora na Universidade, conforme é possível ver clicando aqui

Na sequência, também foi debatido a posição de mulheres negras em cargos de chefia, não só na UFSM, como também nas Coordenações do Sindicato. Foi destacado a importância de mulheres negras terem espaço para falar de suas questões, que se diferenciam de mulheres brancas. Ainda, a conversa girou em torno de tornar o GT um local para que cada vez mais mulheres se sintam confortáveis para participar.

Para o mês das mulheres, o GT sugeriu as seguintes ações:

  • Colocar painéis na reitoria e nos centros de ensino com fotos das mulheres que ocupam e ocuparam cargos de reitor, vice, pró-reitor, e diretoras de centro.
  • Entrevista com a Coordenação da Fasubra de Mulheres e Aposentadas para o dia 8 de Março, em formato de pequenos vídeos (reels) para as mídias da Assufsm.
  • Debater com homens e mulheres pautas importantes para as mulheres.
  • Criar uma campanha, com fotos, sobre feminicídio em Santa Maria, com o auxílio da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), com dados e demais informações sobre a pauta.
  • Debater os espaços ocupados por mulheres negras, indígenas e trans dentro da Universidade e na comunidade local.
  • Proposta de nova camiseta para o GT Mulheres Trabalhadoras.
  • Duas entrevistas por semana, no programa de rádio Espaço Sindical, com os coordenadores e coordenadoras da Assufsm para abordar esses debates.
  • Entrevista com as coordenadoras gerais da Assufsm, Natália San Martins e Alessandra Alfaro Bastos, no dia 8, em alusão ao dia da Mulher, no programa de rádio, com transmissão ao vivo no YouTube da Assufsm.

Veja mais fotos do GT, clicando aqui.

Para mais informações das atividades do próximo mês você pode acompanhar a Assufsm nas redes sociais. TAE, participe dos debates do seu sindicato.

Postagens recentes

Geral

CNSC avalia cenários

Na quinta-feira, 23 de maio, aconteceu a reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), na sede da FASUBRA. Em resposta ao encaminhamento do

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *