IX Revivência reuniu aposentados(as) da UFSM no Jardim Botânico

O IX Revivência ocorreu com a tarde do dia 1º de dezembro bem ensolarada e um típico dia de ventania em Santa Maria. O Jardim Botânico foi palco para a integração de aposentados e aposentadas de todas as categorias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em um novo formato, o evento aconteceu apenas no período da tarde, com a abertura da cerimônia realizada pelo professor Reitor Luciano Schuch, pelo professor e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Daniel Coronel e pela Pedagoga e Coordenadora da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor(a) – CQVs – Cassiana Marques.

A tarde foi de homenagens para servidores(as) que se aposentaram nos anos de 2021 e 2022. Para abrir o evento, a Técnica em Segurança do Trabalho Natália San Martin (TAE da UFSM e ex coordenadora da Assufsm) cantou duas canções para os e as presentes, na companhia de seu violão.

Assista a apresentação de Natália, abaixo:

Ao longo da programação também foi possível contar com os cursos de Terapia Ocupacional da UFSM, bem como o Técnico em Cuidador de Idosos e Técnico em Enfermagem, ambos do Colégio Politécnico, da UFSM. Os e as alunas aferiram a pressão, fizeram testes de glicose e também puderam colocar em prática seu conhecimento adquirido em sala de aula, fazendo assim, o tripé da Universidade ser exercido: ensino, pesquisa e extensão.

Autoridades e participantes do evento foram unânimes em falar sobre a impotância do evento ao ar livre após dois anos de pandemia.

“É um momento muito importante, porque a Universidade traz de volta profissionais que auxiliaram ao longo do tempo e é sempre bom ser lembrado, depois que você cumpre uma atividade. Sabemos que os que aqui vieram para o IX Revivência, ficaram no mínimo umas três décadas e tem gente que ficou muito mais do que isso, prestando serviços e de uma certa forma a Universidade se tornou nossa casa também. Nesse evento podemos reencontrar colegas e pessoas de outros centros que, esporadicamente, viamos na UFSM e para nós é muito bom essa integração”, afirma a professora de engenharia Acústica do Centro de Tecnologia Dinara Xavier da Paixão, que se aposentou em setembro de 2021, com 33 anos de UFSM.

Quem também esteve presente e foi homenageada no IX Revivência foi Maria do Carmo Araujo, que trabalhou no Setor de Dermato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria, o HUSM, por 35 anos e se aposentou em novembro de 2020.

“Para mim foi uma grata surpresa, visto que com a pandemia, minha saída foi um pouco silenciosa, e essa é uma oportunidade de encerrar, alegremente, essa etapa da minha vida que foi muito importante. Já fiz várias visitas no meu setor antes de chegar no Revivência e isso foi muito emocionante. Também acho que importante que vivamos agora essa nova etapa de nossas vidas com tranquilidade, com sáude e com expectativas de fazer coisas diferentes”, finaliza Maria.

O IX Revivência terminou com um lanche coletivo, o qual foi colaborativo, devido aos inúmeros cortes de orçamento que a UFSM vive desde o início do ano de 2022.

Postagens recentes

Geral

CNG em ação: 1 mês de GREVE!

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, aconteceu mais uma reunião do Comando Nacional de Greve (CNG). Foi lembrado que a greve da FASUBRA completou

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *