Março Azul: Mês de conscientização e prevenção do câncer de intestino

Organizada pela a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha Março Azul busca conscientizar e orientar sobre o câncer de intestino.

A ação também busca sensibilizar profissionais da saúde, gestores(as) públicos(as) e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao seu diagnóstico e tratamento precoces para reduzir seus indicadores. Essa meta deve unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e saúde da população brasileira.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou que, em 2020, foram registrados 20.245 óbitos por câncer de intestino. Entre os homens, houve 9.889 óbitos. Já entre as mulheres, foram 10.356 mortes.

Sintomas e Diagnóstico

Se você está perdendo peso sem ter feito nenhuma mudança na sua dieta, se você passou a ter diarreia e/ou prisão de ventre, percebeu sangue nas fezes, está sentindo gases ou cólicas, vomitando ou tendo náuseas, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação, você deve procurar avaliação médica com brevidade.

Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). Hoje, cerca de 85% dos casos de Câncer de Colorretal (CCR) são diagnosticados em fase avançada, o que aumenta os custos com o atendimento de saúde – cirurgias, quimioterapia, radioterapia – e diminui as chances de cura para um dos tumores malignos mais frequentes e fatais no país. Evitar a doença e, principalmente, aumentar a possibilidade de cura e de sobrevida de seus pacientes exigem diagnóstico e tratamento precoces dessa doença.

A Assufsm apoia essa campanha e reforça a mensagem a todos os Técnico Administrativos(as) em Educação, aposentados e pensionistas: Previna-se! Faça exames de rotina!

Texto: Site oficial da Campanha Março Azul

Edição: Assessoria de Comunicação Assufsm

Postagens recentes

Geral

CNG em ação: 1 mês de GREVE!

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, aconteceu mais uma reunião do Comando Nacional de Greve (CNG). Foi lembrado que a greve da FASUBRA completou

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *