Movimento Estudantil e Entidades Sindicais fazem ato em frente ao R.U contra discursos de ódio e em defesa da UFSM

Na manhã do dia 24 de outubro, dezenas de pessoas se reuniram no Hall do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (R.U/UFSM) para protestar contra o discurso de ódio e incitação a violência proferidos pelo parlamentar Bibo Nunes (PL), após protestos de estudantes contra o corte de verbas no Ministério da Educação.

Promovido pelo Diretório Central dos e das Estudantes (DCE-UFSM), o ato contou com a participação de entidades como Assufsm; Sedufsm; Sinasefe; UEE; Batucada do Levante Popular/RS; movimentos sociais, negros(as), indigenas e políticos.

Dentre as falas de representantes, a unanimidade no debate era de repúdio contra os discursos de ódio e também de defender a UFSM e seus e suas estudantes.

Representanto a Assufsm, esteve a Coordenadora Geral Loiva Chansis, que afirma que não se pode aceitar as falas do parlamentar e é necessário estar em luta.

“A entidade tem que estar ao lado dos trabalhadores(as) e estudantes. A UFSM é a representaçao do povo, ela é colorida, plural e democrática, quando mexe com o e a estudante, mexe com nós todos, com nossas famílias, com a cidade. Nós, enquanto entidade sindical, não podemos estar alheios a isso e temos que estar juntos, porque infelizmente esse projeto que o Bibo representa é o de fascimo e temos que combater o fascimo”, finaliza Loiva.

Veja um pedaço do discurso de Loiva, abaixo:

Loiva Chansis – Coordenadora Geral Assufsm/ Vídeo: Isadora Pellegrini – Estagiária de Jornalismo Assufsm

Quem também esteve presente no ato foi a Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSoL). Ela afirmou que seu partido irá entrar com pedido de cassação do mandato de Bibo Nunes e reafirmou o apoio a Universidade.

Fernanda Melchionna – Deputada Federal PSoL

Por fim, foi reafirmado o compromisso de entidades sindicais e políticas e movimentos sociais e estutantis em defender a UFSM e estar presente na tarde dessa terça-feira (25), a partir das 15h, na Câmara de Vereadores(as) de Santa Maria para a votação de duas moções de repúdio e protesto a falas de Bibo Nunes.

A primeira delas, de autoria do vereador Valdir Oliveira (PT), é intitulada “Moção de Protesto pelas declarações do Deputado Federal Bibo Nunes referente à sua fala contra os estudantes da UFSM”.

Já a segunda será apresentada pelo vereador Werner Rempel (PCdoB) e é nomeada “Moção de Repúdio ao Deputado Federal Bibo Nunes”.

Arte: DCE

Texto com informações do DCE e Sedufsm

Fotos: Setor de Comunicação Assufsm

Postagens recentes

Geral

26 de julho: Dia dos Avós

O Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, uma

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *