Na tarde desta segunda-feira (06), a nova gestão da Assufsm (biênio 2023-2025) que foi empossada no dia 27 de outubro, realizou a sua primeira reunião com a Reitoria da UFSM. A reunião contou com a presença do reitor Luciano Schuch e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Frank Casado.
A reunião iniciou com a apresentação dos novos gestores e gestoras da Assufsm. O reitor Luciano Schuch deu boas-vindas a todos e todas, firmando o compromisso de diálogo com a categoria.
Seguindo a pauta da reunião, o reitor falou sobre o Memorando Circular nº 012/2023 publicado pela PROGEP no dia de hoje, que trata sobre as ausências por motivo de saúde, sujeitas às limitações de horas anuais estabelecidas pela Instrução Normativa no 2/2018. Além disso, o documento informa que haverão alterações no regime de ponto a partir do ano de 2024. De acordo com o Pró-Reitor Frank Casado, o memorando se deve à uma notificação que a UFSM teria recebido em relação à cerca de 200 servidores(as) que teriam descumprido o ponto, ultrapassando o limite de 44 horas.
Além disso, o Programa de Gestão e Desempenho – que deve ser implementado pela Universidade a partir de 2024 – também entrou na discussão.
A coordenadora geral da Assufsm Natália San Martin solicitou que a gestão da Universidade abra espaço para a participação da categoria na construção das pautas para que os impactos sejam minimizados. O coordenador geral Ciro Oliveira questionou sobre a aplicação dessa normativa, tendo em vista o Plano de Gestão e Desempenho. Da mesma forma, a coordenadora Geral Alessandra Alfaro questionou a Reitoria sobre a elaboração do PGD “a porta fechadas” e enfatizou que há omissão das chefias em relação ao fechamento de pontos eletrônicos.
Outros coordenadores(as) foram unânimes ao colocarem sobre a necessidade dos processos serem mais transparentes possíveis, para não gerar dúvidas e atritos entre a categoria. A coordenação também pediu atenção especial para as situações dos servidores(as) e servidoras(as) que necessitam levar seus filhos(as) ao setor de trabalho, e àqueles(as) que necessitam se ausentar por motivos de exames e consultas. Por fim, a gestão falou sobre as atividades que estão sendo preparadas para os Dias de Paralisação, 7 e 8 de novembro.