A Assembleia Geral Virtual da Assufsm, ocorrida na manhã de quarta-feira, fechou as atividades da paralisação de 48h dos dias 15 e 16 de outubro, chamada pela FASUBRA, em razão do recuo do governo com o anúncio da retirada de 4 pontos que estariam na minuta do Projeto de Lei (acordo de greve): Reposicionamento dos aposentados(as), Criação do cargo de auxiliar, a questão da aceleração, e o RSC.
Lamentavelmente a Assufsm teve sua primeira sala virtual invadida, e a Coordenação vem a público pedir desculpas pelo transtorno que a categoria vivenciou nessa manhã. A Assembleia teve que ocorrer em outra sala virtual restrita para a categoria TAE, onde se conseguiu realizar o trabalho da manhã.
Algumas dúvidas foram tiradas e o quórum presente virtualmente pode acompanhar a apresentação do material construído durante o Seminário de Carreira da Assufsm, no dia 15 de outubro (veja aqui). Após os debates, foi realizada a retirada de delegados e delegadas para participarem da Plenária Virtual da FASUBRA, ficando definido três representantes da Chapa Reunir sendo os nomes: André Comim, Natália San Martin dos Santos e Paulo Martins; e dois representantes da Chapa Vamos à Luta, sendo os nomes: Alessandra Alfaro e Loiva Chansis. Também foi encaminhado que o GT Carreira da Assufsm comece os debates sobre a racionalização dos cargos, após a Plenária Virtual e que se cobre da PROGEP à respeito da Hora Ficta e como será realizado o horário do recesso de natal e ano novo na UFSM, principalmente para os e as TAEs do HUSM.
Por fim, foram encaminhados os seguintes tópicos para serem levados à Plenária:
– Criação dos cargos amplos de auxiliar em educação, técnico em educação, analista em educação apenas para recuperar os cargos extintos e com provimento impedido;
– Regras de transição para a progressão por capacitação.
Além disso, foi sugerido que as bases realizem uma campanha em defesa da FASUBRA e foi aprovado que a Assufsm divulgue duas Moções de Solidariedade: uma aos aposentados(as) da base da FASUBRA, que foram discriminados(as) durante a última Plenária, em Brasília; e a segunda às Coordenadoras Gerais da FASUBRA Cristina Del Papa e Loiva Chansis, onde foram atacadas virtual e pessoalmente. As notas estão na integra, abaixo:
Nota 1 –
*Moção de Apoio aos Aposentados e Aposentadas da Fasubra contra o Etarismo*
Nós, da ASSUFSM reunidos no Seminário de Carreira, no Prédio16, sala 3282 na UFSM, no dia 15 outubro de 2024,expressamos nosso total apoio aos aposentados e aposentadas TAE’s e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra) e condenamos veementemente qualquer forma de discriminação baseada na idade, conhecida como etarismo.
Reconhecemos o valioso e incansável trabalho realizado por aqueles que dedicaram e dedicam suas vidas ao serviço público e à educação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e bem-estar de nossa sociedade. Os aposentados e aposentadas TAE’s e da Fasubra merecem nosso respeito, reconhecimento e apoio contínuo, independentemente da idade que tenham.
O etarismo é uma forma de discriminação injusta e prejudicial que viola os direitos humanos e a dignidade das pessoas mais velhas. Comprometemo-nos a combater ativamente o etarismo em todas as suas formas, promovendo a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo entre todas as gerações.
Instamos a Fasubra, as instituições de ensino superior, os órgãos governamentais e a sociedade em geral a se unirem a nós nessa luta contra o etarismo, garantindo que os aposentados e aposentadas sejam tratados com dignidade, justiça e igualdade em todos os aspectos da vida.
Assinamos esta moção como um compromisso de solidariedade e apoio aos aposentados e aposentadas da Fasubra e de repúdio ao etarismo.
Nota 2 –
*Moção de Solidariedade às Coordenadoras Gerais da FASUBRA Cristina Del Papa e Loiva Chansis*
A ASSUFSM manifesta solidariedade às Coordenadoras da FASUBRA Cristina Del Papa e Loiva Chansis, e repudia os ATAQUES, e a violência política de gênero feitos contra às coordenadoras por segmentos sectaristas que desejam deturpar o objetivo da Federação que é representar o conjunto da categoria. A perseguição às coordenadoras, inclusive com a devassa de suas vidas pessoais e falsas imputações de crime, é inaceitável e precisa ser combatida.
Informes Gerais também foram passados no início da Assembleia:
– FASUBRA participou na tarde do dia 15 da reunião com MGI (veja mais);
– Participação da base da Assufsm no calendário de lutas da FASUBRA e das atividades dos HUs que será em novembro, conforme IDs (veja aqui);
– Participação da base da Assufsm no XI Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas, em Brasília e no XXX Seminário Nacional de Segurança das IFES e EBTTs, na UFPE.
Confira a apresentação, em pdf, utilizada durante a Assembleia cargos amplos clicando aqui.
Veja toda a gravação da Assembleia Geral Virtual, clicando aqui.