UFSM Responde: Segunda edição aborda calendário acadêmico

Na manhã desta segunda-feira (13), a Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM, realizou uma transmissão ao vivo, pelo Farol (ver aqui), para tirar dúvidas quanto ao funcionamento do calendário acadêmico (ver aqui). Participaram da live o professor Reitor Paulo Afonso Burmann, a pró-reitora Martha Adaime, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a pró-reitora Marcia Lorentz, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Além disso, o vice-reitor Luciano Schuch e os demais pró-reitores e pró-reitoras da UFSM estiveram, de modo remoto, acompanhando, para caso surgisse dúvidas específicas. 

Dentre várias questões, as pró-reitoras presentes responderam dúvidas quanto a homologação e prorrogação de concursos, adiamento e adiantamento de formaturas para a graduação, ingresso, matrícula e pedido de diploma junto ao Derca, que está trabalhando remotamente. 

“Nós aconselhamos que o aluno(a) procure a coordenação do seu curso para fazer pedidos que sejam para o Derca. Eles estão trabalhando de casa e podem ajudar. Não deixem de procurar as coordenações de curso”, recomenda a pró-reitora Martha Adaime, da Pró-Reitoria de Graduação. 

Além disso, muitas questões giraram em torno dos anseios de alunos e alunas quanto ao semestre. Em uma tentativa de equilibrar essas dúvidas, Burmann afirmou que o semestre será recuperado.

“Quanto a datas do calendário acadêmico, nós vamos debater após o final dessa crise que estamos passando. É importante frisar que as atividades, de maneira online entre professores, professoras, alunos e alunas está flexibilizado e não temos orientação do Ministério da Educação para cancelamento do semestre”, declara o reitor. 

A UFSM também está desenvolvendo projetos para ajudar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao COVID-19. Um deles é o desenvolvimento e recuperação de aparelhos respiratórios de baixo custo para o Hospital Universitário de Santa Maria, hospitais da cidade e da região (ver aqui). A obra e a licitação para a construção de mais leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUSM também já foi retomada (ver aqui). Outra ação da UFSM é a captação de recursos, por meio de uma conta bancária, para a aquisição de insumos e equipamentos para o combate ao Coronavírus (ver aqui). Pessoas físicas ou jurídicas podem realizar a doação.

Além disso, os equipamentos de proteção individual (EPI’s) também são produzidos por laboratórios integrados da UFSM, assim como o álcool em gel e o álcool líquido. Ações para a prevenção da saúde mental também estão disponíveis para a população santamariense. Cultura, atividades infantis e exercícios físicos são alguns dos exemplos das atividades gratuitas (ver aqui). 

Burmann e a pró-reitora Martha disseram que a formatura da turma de Medicina será adianta e 100% das atividades dos formandos vão ser liberadas. 

“Isso se deve em razão da decisão do curso em ter mantido os estágios integrados com os futuros médicos e não pela portaria (ver aqui) publicada pelo MEC”, afirma Martha. Para finalizar, Burmann agradeceu pela equipe de comunicação da UFSM, tão importante no combate às fake news, as notícias falsas, contra o Coronavírus. O reitor também agradeceu a toda equipe de saúde do HUSM, assim como motoristas, seguranças e demais profissionais que estão na linha de frente ao combate do COVID-19.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.