10ª Assembleia Geral da Assufsm retira delegados(as) para Plenária da FASUBRA, debate sobre Flexibilização da Jornada de Trabalho e faz balanço sobre Retorno Presencial

A sexta-feira (15) chuvosa reuniu virtualmente a Coordenação da Assufsm com a categoria de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM para debater sobre assuntos pertinentes que preocupam a base do sindicato. Dentre as pautas estava a retirada de delegados e delegadas para participarem da Plenária Virtual da FASUBRA, que, de acordo com Informe de Direção recebido por e-mail, foi adiada e irá acontecer nos dias 9 e 10 de novembro.

OS e as TAEs puderam votar em duas chapas: Vamos à Luta (VAL) e Frente Cutista. Foram 21 votos para o VAL e 26 para a Frente Cutista, com zero abstenções.  Ou seja, o VAL tem direto de levar dois delegados(as) e a Frente Cutista três, com suas suplências. Conforme informado pelas chapas, os e as delegadas titulares do VAL serão a Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chancis e a Coordenadora de Comunicação Carla Costa. Já o delegado e delegada suplentes serão o TAE Fioravante do Amaral e a TAE Lilia Bachinski. Pela Frente Cutista os nomes titulares são do Coordenador de Comunicação Ciro Oliveira, do Coordenador de Esporta Cultura e Lazer Roberto Bordin e da TAE Natália San Martin, já os nomes suplentes são das TAEs Mari Aparecida Bortoli e Daiani Saul.

Além disso, duas outras pautas estiveram em debate na 10ª Assembleia Geral Virtual: a Flexibilização da Jornada de Trabalho e o balanço sobre o Retorno Presencial. A categoria reforçou que seus ambientes e setores de trabalho não foram estruturados para o retorno presencial e a direção informou que foi enviado relatório para a Reitoria da UFSM que consta todas as demandas que a base levantou sobre a situação sanitária em seus ambientes de trabalho, bem como no transporte coletivo e tudo o que afeta a segurança sanitária dos e das TAEs da UFSM (veja aqui).

Além disso, reforçou-se para a categoria que o sindicato está com um formulário aberto para que os e as TAEs possam responder sobre como está o ambiente de trabalho após o retorno presencial, clique aqui e acesse, respondendo de maneira totalmente anônima, você pode contar como estão as questões sanitárias em seu setor de trabalho.

Dentre os encaminhamentos dessa pauta estão: pedido de reunião com Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para cobrar sobre a falta de unidade com as orientações aos TAEs e também sobre os processos no portal PEN SIE; envio do relatório para a reitoria da UFSM com ampla divulgação nas mídias da Assufsm; confecção de uma faixa de protesto sobre a falta de diálogo e condições sanitárias na UFSM e, por fim, que a categoria apoie o sindicato em todas as suas redes sociais.

A Flexibilização da Jornada de Trabalho também entrou em pauta e teve importantes encaminhamentos debatidos pelos(as) TAEs. Entre eles é a realização de uma nota técnica da Assessoria Jurídica da Assufsm sobre as questões da flexibilização; realizar conversa com entidades sindicais e entrar com recurso conjunto no Conselho Universitário (CONSU); chamada do GT Carreira para dia 20 de outubro, às 14h, para debater argumentos sobre a flexibilização e colocar no recurso ao CONSU; realização de um levantamento dos setores, com debate interno, para se ter argumentos para o questionamento da gestão.

Além do debate feito em Assembleia sobre a flexibilidade, os e as TAEs podem conferir as Lives Sindicais feitas pela Coordenadora Geral Tania Flores e a Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita.

Por fim, direção e categoria passaram alguns informes gerais para os e as presentes virtualmente, confira:

Informes Gerais:

– Coordenação chama o GT Políticas Sociais e Antirracistas para debater ações sobre o mês da consciência negra. O GT será dia 19 de outubro, às 14h, inscreva-se;

– Estudos jurídicos sobre a flexibilização de jornada de trabalho estão sendo feitos para a realização de uma nota técnica;

– A Assufsm enviou quatro coordenadores(as) do sindicato para Brasília para lutar contra a PEC 32. Os nomes foram tirados em reunião de coordenação: Eleutério Jost, Sonia Molinari, Milton Maus e Cezar Machado;

– Se pede que todos e todas TAEs tenham calma quando a abertura da Sede Campestre, tão logo for liberado, a Assufsm informará em todos os seus meios de comunicação.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *