Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda; Santa Maria também vacina sua população nas UBS do município

Começa nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil inteiro. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a campanha deve se estender até o dia 31 de maio e pretende vacinar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Os grupos prioritários para o recebimento da vacina em 2023 são crianças com idade entre seis meses e seis anos, idosos acima dos 60 anos, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e com deficiência permanente.

Além destes, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens que estejam sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade também pertencem ao grupo prioritário.

Para se vacinar basta levar a sua carteira de vacinação, o cartão do SUS e um documento de identidade em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde.

A vacina contra o vírus da Influenza, que causa gripe, é um imunizante trivalente produzido pelo Instituto Butantan com duas cepas de Influenza A e uma de Influenza B. Segundo estudos divulgados, o imunizante demora no mínimo uma semana para surtir efeito no organismo humano, tendo na quarta semana o pico de produção de anticorpos.

Quanto aos efeitos colaterais, eles poderão ser sentidos em no máximo até 62 horas após a aplicação e em geral se manifestam como dor no local onde a vacina foi aplicada, cansaço, dor muscular, dor de cabeça e possibilidade de febre baixa.

Vale ressaltar que é possível tomar no mesmo dia, além da vacina contra a gripe, qualquer outra vacina que esteja prevista no Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a vacina contra a covid-19.

Vacinação contra a gripe em Santa Maria

As doses ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) que contam com salas de vacina conforme os dias e horários de funcionamento de cada uma. Também haverá vacinação em turnos estendidos, conforme calendário divulgado pela Prefeitura (veja).

RESTRIÇÕES

Pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias após a testagem para fazer a vacina contra a Influenza. Pessoas que têm alergia a ovo e tiveram reações alérgicas em vacinações anteriores devem fazer uma avaliação médica antes de receber a dose. 

QUEM PODE TOMAR A VACINA CONTRA A INFLUENZA

A partir de segunda-feira, 10 de abril

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (qualquer idade gestacional)
– Puérperas (até 45 dias após o parto)
– Pessoas de 60 anos ou mais
– Povos indígenas
– Trabalhadores da educação
– Trabalhadores da saúde
– Sistema prisional: população privada de liberdade e funcionários
– Portadores de doenças crônicas
– Forças de segurança e salvamento
– Forças armadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários

Por determinação do Ministério da Saúde, neste ano, não haverá diferença entre grupos prioritários. Todas as pessoas que se enquadram nos grupos abaixo serão atendidas de forma concomitante. Os demais que não se enquadram serão vacinadas em um período ainda sem data definida, que depende de orientação do Ministério da Saúde. 

Texto: Brasil de Fato e Prefeitura Municipal de Santa Maria

Foto: Ariéli Ziegler/PMSM

Postagens recentes

Geral

26 de julho: Dia dos Avós

O Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, uma

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *