AGORA É GREVE: Reunião com Reitoria da UFSM e Assembleia marcam o primeiro dia de atividades grevistas; FASUBRA lança ID 1 de março

O dia 14 de março marca o início do movimento grevista na UFSM. Duas importantes atividades foram realizadas no Campus Sede, em Camobi. Uma reunião com a Reitoria da UFSM e a Assembleia Geral, que deliberou o comando de greve local e nacional e debateu ações para a mobilização da greve.

REUNIÃO COM A REITORIA

No início da tarde, às 14h, a Coordenação da Assufsm, juntamente da base de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação, foram recebidos no Gabinete do Reitor pela Professora Vice-Reitora Martha Adaime e pelo TAE Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Frank Casado para entregar o ofício de comunicado à greve bem como debater algumas importantes pautas colocadas no ofício 009/2024 sobre pautas específicas, como o PGD, e pautas sobre a greve, como a revogação da IN 49/2023.

A professora conversou com os e as presentes na reunião, indicando que a UFSM irá apoiar a luta dos Técnico Administrativos e Administrativas em Educação, bem como essa é a posição da gestão atual da UFSM.

“Presamos pelo diálogo, então nos colocamos sempre à disposição do movimento para esse debate. No que depender da reitoria da UFSM, não encaminharemos listagem e nem controle de ponto para o governo. Exceto, quando os órgãos de controlem intervirem.”, afirma a Vice-Reitora Martha.

A reunião foi transmitida ao vivo pelas mídias da Assufsm e você confere ela na integra, clicando aqui.

ASSEMBLEIA GERAL

Após essa reunião, a categoria foi até o Auditório Gulerp para debater ações da greve, bem como tirar dúvidas e escolher os comandos de greve Local e Nacional. A sugestão da mesa foi de ser enviado à Brasília quatro delegados e delegadas (sendo dois de cada coletivo), nesse primeiro momento. Além disso, também se fará reuniões diárias, a partir das 9h da manhã, no lonão instalado em frente ao CCNE. Também ficou definido que o comando de greve deve incluir, em suas ações, as atividades que os GTs da Assufsm já encaminharam, bem como se criar quatro comissões: de ética, de comunicação, de infraestrutura e mobilização.

Outras deliberações realizadas na Assembleia foram: ter, no mínimo, duas Assembleias por semana, difinindo-se nas terças pela manhã e quintas à tarde, escrever uma carta aberta à comunidade e uma moção de apoio aos fóruns das entidades de educação, realizar um debate sobre a greve para quem está no estágio probatório, e realizar leituras de IDs e pautas sobre a greve no plantão do comando local.

A Assembleia também foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na integra, clicando aqui.

ID FASUBRA

No final da tarde dessa quinta-feira, a FASUBRA lançou o informe de direção de número 1 de março de 2024, informando sobre a Plenária Virtual do dia 9 de março, as orientações para o comando de greve, o mapa com as universidades que aderiram à greve, o tradicional calendário de lutas e demais pautas de interesse da educação.

Veja o ID 1 completo, clicando aqui.

O Setor de Comunicação da Assufsm, ao final da Assembleia, conversou com as Coordenadoras Gerais Natália San Martin e Alessandra Alfaro e o Coordenador Geral Ciro Oliveira sobre os informes da reunião com o reitor e da Assembleia Geral. Veja o reels, do instagram, clicando aqui.

Veja as fotos desse dia de lutas, clicando aqui.

PARCIAIS

No Brasil inteiro, 58 Universidades Federais já iniciaram os movimentos grevistas, bem como 3 IFES. Na UFSM, as Bibliotecas Setoriais e a Central, bem como a Perícia Oficial em Saúde (a partir de segunda), o Departamento de Ciências e Tecnologia da Alimentação do CCR, a Odontologia e Psicossocial da CQVS já confirmaram adesão à greve. O levantamento está sendo feito de maneira diária e será atualizado nas mídias digitais da Assufsm. Se o seu centro aderiu a greve, informe a Assufsm através do WhatsApp (55)9.9162-4939.

TAE, participe das ações do seu sindicato.

Postagens recentes

Geral

CNSC avalia cenários

Na quinta-feira, 23 de maio, aconteceu a reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), na sede da FASUBRA. Em resposta ao encaminhamento do

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *